sábado, 8 de junho de 2013

Neste ano teremos uma grande variedade de eventos de segurança interessntes que irão ocorrer no segundo semestre. Reserve sua agenda, pois o ritmo de eventos entre Julho e Dezembro deste ano será bem intenso.

Segue abaixo uma lista com os eventos na área de segurança que eu considero merecerem a visita:
  • Junho/2013
    • 12 a 14/06: CIAB - embora seja um evento focado na venda de soluções para o mercado financeiro, as principais empresas de segurança participam com stands e palestras para atrair clientes dentre os bancos brasileiros. Tem uma área de exposições enorme, mas que inclui desde empresas de segurança da informação a fornecedores de caixas eletrônicos. Se você trabalha no setor financeiro ou em algum fornecedor de soluções de segurança, a presença é obrigatória.
    • 22 e 23/06: BHack (Belo Horizonte) - Segunda edição de um evento bem caprichado organizado pelos nossos amigos do DC Labs, de Belo Horizonte. A grade tem um ótimo mix de palestras técnicas e algumas um pouco mais gerenciais, distribuídas em duas tracks simultâneas e com excelentes palestrantes.
  • Julho/2013
    • 01 e 02/07: GRC International + DRI Day América Latina - Evento de GRC e Continuidade de Negócios, com palestras focadas em assuntos gerenciais. O GRC International + DRIDay é focado em governança, gestão de riscos e continuidade de negócios.
  • Agosto/2013
    • 06 e 07/08: CNASI Recife - Terceira edição do CNASI em Recife (PE). Os "CNASI regionais" são uma versão "mini-me" do CNASI São Paulo, com dois dias de palestras e atividades relacionados a gestão, auditoria de TI, segurança da informação e governança. O evento também tem uma pequena área de expositores.
    • 14 a 16/08: ICCyber 2013 - O maior evento de forense da América Latina e já está em sua 10ª edição. Neste ano o ICCyber (Conferência Internacional de Perícias em Crimes Cibernéticos) ocorre no mês de Agosto em São Paulo, na Fecomércio. É um evento com foco bem específico em investigação e combate ao crime cibernético e forense computacional. Atrai principalmente membros da polícia federal e estadual (peritos e delegados especializados em crime cibernético), membros do governo e forças armadas, funcionários de bancos e empresas de cartão, além de juristas e representantes de instituições do Brasil e do exterior (incluindo palstrantes do FBI). A ICCyber inclui palestras técnicas e uma área de expositores relativamente grande. uma trilha para apresentação de artigos científicos.
    • 22/08: SecureBrasil - Evento muito bem organizado pela Flipside e com a chancela do (ISC)², o que atrai os principais profissionais de segurança do mercado - e, em especial, aqueles que são certificados CISSP. O evento conta com palestras direcionadas a profissionais experientes, com uma área de exposições para os patrocinadores.
    • 29/08: Dia Internacional de Segurança em Informática (DISI) - evento realizado anualmente pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) para educar e conscientizar usuários finais sobre segurança na Internet. O DISI inclui atividades de conscientização gratuitas, abertas ao público e que são transmitidas online em tempo real.
  • Setembro/2013
    • 16 a 18/09: CNASI São Paulo - o tradicional Congresso Latinoamericano de Segurança da Informação, Auditoria e Governança (CNASI) organizado pelo IDETI. Palestras com foco principal em gestão, abrangendo temas como auditoria, compliance, riscos e segurança. Inclui várias atividades entre palestras, mini-cursos e debates, além de uma área de exposições para os patrocinadores.
  • Outubro/2013
    • 05 e 06/10: Décima edição da Hackers to Hackers Conference (H2HC) - A H2HC é o maior, mais importante e mais tradicional evento brasileiro de segurança com foco em pesquisa em segurança, vulnerabilidades e novos ataques. Antigamente a H2HC atraia principalmente pesquisadores independentes de segurança ou participantes do mundo underground, mas hoje em dia o evento se tornou um dos mais importantes do mercado de segurança brasileiro, com palestras técnicas e mini-cursos.
    • 06/10: Conferência O Outro Lado BSides São Paulo - A sexta edição da mini-conferência Co0L BSidesSP, organizada pelo Garoa Hacker Clube, acontecerá em paralelo com a H2HC. A conferência será gratuita, com diversas atividades programadas para acontecer simultaneamente: palestras (com foco mais técnico), oficinas (hands-on), debates e um churrasco para os participantes.
  • Novembro/2013
    • 26 e 27/11: Black Hat Regional Summit São Paulo - A Black Hat, um dos mais importantes eventos de segurança em todo o mundo, finalmente desembarca no Brasil, através do formato "Regional Summit", com dois dias de palestras. O evento será no Transamerica Expo Center em São Paulo, acontecendo em conjunto com o IT Forum Expo. Novidade quente e muito aguardada para este ano.
  • Dezembro/2012
Não posso deixar de mencionar cinco eventos internacionais que valem a pena, se sobrar tempo e dinheiro: 
  • Black Hat e Defcon, eventos importantíssimos e gigantes que acontecem em Las Vegas (EUA) de XX a XX de XXXX. A Black Hat (27/07 a 01/08) é um dos mais importantes eventos de segurança do mundo e a Defcon (01 a 04/08) é a maior conferência hacker do mundo, com mais de 6 mil pessoas e dezenas de palestras e atividades simultâneas.
  • BSides Las Vegas, dias 31/07 e 01/08, na véspera da Defcon. É uma ótima opção para quem quer ir na Defcon mas não quer (ou não pode) gastar dinheiro com a inscrição da Black Hat. Com diversas palestras em um clima super descontraído, a BSidesLV foi a primeira e pioneira conferência no formato Security BSides. As inscrições são gratuitas mas se esgotam rapidamente (na verdade, já se esgotaram...).
  • Ekoparty, na Argentina. Um excelente evento de segurança que acontece de 17 a 21 de Setembro em Buenos Aires (Argentina), com foco principal em pesquisa em segurança e palestras mais técnicas. Também inclui uma competição de Capture The Flag (CTF) e uma área de expositores. A "eko" é um evento de excelente qualidade e muito próximo de nós. Certamente é o evento internacional com melhor relação custo x benefício para nós.
  • Trigésimo CCC: evento gigante realizado na Alemanha na semana entre o Natal e o Ano-Novo, atraindo hackers de toda a Europa. É também o mais antigo evento da atualidade. Prepare-se para o frio...
Para ver uma lista mais completa com todos os eventos de TI e segurança no Brasil e os principais eventos no mundo, eu recomendo que você visite o site Agenda TI.

Se eu esqueci de algum evento brasileiro importante, me avisem. 

Notas: 

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!