quinta-feira, 27 de junho de 2013

O programa de vigilância do governo dos EUA PRISM levou um grupo europeu estudantes ativistas europeus, integrantes da Europe-v-Facebook.org, a apresentar uma série de queixas contra várias empresas estrangeiras. A organização alega  que a coleta de dados do programa em servidores do Facebook, Apple, Yahoo, Skype e Microsoft é executada em conflito com as leis de privacidade europeias.

Os processos foram apresentados na Irlanda contra a Facebook e a Apple, em Luxemburgo contra a Skype e a Microsoft, e na Alemanha, contra a Yahoo. As queixas são dirigidas às filiais europeias das empresas.

O grupo austríaco considera que, embora o escândalo sobre o PRISM esteja em execução nos EUA, “a maioria das empresas envolvidas conduz os seus negócios através de subsidiárias na União Europeia”.

Fazem isso para “evitar o pagamento de impostos nos EUA”, e portanto devem respeitar as leis de privacidade europeias, defende o grupo.

Na base das queixas do grupo está a forma como as empresas exportam os dados de usuários dos seus serviços para as operações norte-americanas. Quando uma empresa europeia envia os dados de volta para a sua organização “mãe” nos EUA, isso é considerado uma “exportação” dos dados, na opinião do grupo.

E a transferência só é permitida se a subsidiária garantir um “nível adequado de proteção” no país estrangeiro, diz comunicado do grupo.

No entanto, “após as recentes revelações sobre o programa Prism, essa confiança em um “nível de proteção adequado” por parte das empresas envolvidas dificilmente poderá ser mantida”, diz o grupo.

“Queremos uma declaração clara por parte das autoridades sobre se uma empresa europeia pode simplesmente dar às agências de inteligência estrangeiras acesso aos seus dados de clientes”, esclarece a Europe-v-Facebook.org .

Microsoft pede permissão para revelar informação

A Microsoft está pedindo permissão para divulgar “estatísticas agregadas” sobre o número de pedidos de dados que recebeu ao abrigo do Foreign Intelligence Surveillance Act, seguindo iniciativas semelhante da Google e do Facebook, desencadeadas no início do mês.

Atualmente, as empresas online podem revelar quantos pedidos de dados as autoridades lhes fazem no âmbito do FISA se agrupá-las em conjunto com todos os outros pedidos de agências policiais dos Estados Unidos. Isso esconde o número de pedidos feitos ao abrigo do FISA e dá suporte legal às coletas de dados para o  PRISM.

Fonte: IDG Now

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!