sexta-feira, 21 de junho de 2013

E ai pessoal!

Resolvemos acabar de uma vez por todas com as brigas e com os fanboys que defendem com todas as forças suas plataformas preferidas. Vamos fazer uma série de posts sobre os principais Sistemas Operacionais Móveis da atualidade, o iOS, o Android e o Windows Phone. Veja aqui os prós e contras de cada plataforma. Descubra quem copiou de quem e quem sairá vencendor dessa batalha.

E vamos começar com o iOS da Apple:


O lado Apple da força

Em quanto os usuários de Android levantam as bandeiras da liberdade e quantidade de aparelhos, os
usuários Apple amam e usam seus devices. Mais a frente discutiremos esses pontos de fanboy vs fanboy, vamos iniciar por fatos, números e estatísticas.

O sistema operacional móvel da Apple, o iOS, de acordo com pesquisas e relatórios de acessos de grandes empresas como Netcraft, apontam que 95% do tráfego da internet vem de dispositivos iOS, levando em consideração apenas dispositivos móveis. Outro estudo relacionado com iDevices é que boa parte dos usuários amam seus aparelhos. Sim, isso mesmo que você leu, amam. Um estudo foi feito e revelou que a área do cérebro que é ativa em quanto se está usando um iPhone é a área responsável por emoções, entre elas o amor. E por fim, uma outra pesquisa afirma que a taxa de usuários iOS que sabem usar boa parte das funções de seus aparelhos é muito superior ao percentual de usuários Android que sabem tirar um bom proveito de seus aparelhos, mas nesta pesquisa terei que discordar.


Prós

Agora sim vamos a polêmica. Os dispositivos iOS são sim muito mais fechados do que seus concorrentes, mas isso é muito mais positivo do que as pessoas podem imaginar. De fato a Apple controla completamente a plataforma, e as coisas só funcionam quando e como a Apple quiser, mas isso não é de todo ruim. Com um olhar rigoroso a Apple consegue controlar os apps que vão para a loja e impedem a entrada de todo o tipo de ameaça. É claro que isso não vai impedir todos os ataques, mas diminui em muito. E para os Androiders que falam que Android vende muito mais que iOS, saibam que o Market Share está 50-50, e um detalhe, são apenas 3 modelos de iPhones e 3 modelos de iPads (contando o iPad mini), contra mais de 100 modelos de tablets e 200 modelos de Smartphones. Outro ponto forte do iOS é que os aplicativos são visivelmente mais bem cuidados e bem acabados que os outros dos concorrentes, tanto é que usuários iOS preferem pagar por apps, pagar pela qualidade, coisa que não acontece do outro lado onde o “jeitinho brasileiro” predomina.

Contras

Por conter poucos modelos e ser um sistema fechado e altamente controlado, os preços são os mais altos, ainda mais no Brasil, onde temos o iPhone mais caro do mundo. Muito se fala em iPhone de baixo custo, não acredito que este boato se torne real, só resta esperar até setembro para termos uma confirmação para este caso. Outro ponto que não podemos deixar passar é o fato que por ser uma plataforma super restrita nos impede de realizar certas funções, para isso temos todo o mundo do jailbreak. A Apple já vem se alertando disso e buscando melhorar, aqui os fanboys do Android podem falar que “a Apple anda copiando o Android”, sim, a Apple copiou descaradamente bastante funções de apps de terceiros, do Android e até de funções do Jailbreak. Mas esse fato de copiar não pode ser levado em conta. Se você hoje usa um celular quadrado de cantos arredondados, tela sensível ao toque, conectado com o mundo, com apps e com pouco ou nenhum botão, saiba que foi a Apple em 2007 que ditou isso. Não digo inventou, porque este conceito já existia.

O que vem por ai

Muito vem se falando sobre o iOS 7 que está no momento em fase beta e sua semelhança com seus
concorrentes Androids, só não podemos confundir tendências com cópia, design flat super colorido é a nova tendência e todos estão apostando nisso para o futuro, mesmo que alguns tenham aderido antes que outros. Já copiar funções como o Control Center do iOS 7 é de fato uma cópia de muitos serviços tanto do Android, quanto Windows Phone e até mesmo Jailbreak. Como a versão ainda está em testes não podemos julgar ainda, mas vamos ver a partir daqui como vão ficar as coisas.

E viva ao Android, e viva ao iOS e viva ao Windows Phone, se não fosse pela concorrência ainda estaríamos usando pedras e paus...


EDIT: Notícia acaba de ser postada. Gráfico que mostra uso de dispositivos móveis ao redor do mundo. Cada ponto representa uma determinada quantidade de usuários por localização.



Legenda:
Vermelho - iOS
Verde - Android
Roxo - Windows Phone


Categories: , ,

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!