segunda-feira, 24 de junho de 2013


Vamos dar continuidade ao artigo iniciado pelo Deivid, a batalha móbile entre os grandes Windows Phone(Microsoft), Android(Google) e IOS(Apple) 

O Lado Google da Força

Como todos sabemos o Android é um sistema Open Source, ou seja um sistema livre para edições de código fonte. É o principal Inimigo do IOS da Apple que competem pela liderança do mercado Mobile. Mais vamos a um pouco da história do Android e suas definições:

“Android é um sistema operacional baseado no núcleo do Linux para dispositivos móveis, desenvolvido pela Open Handset Alliance, liderada pelo Google e outras empresas.
Segundo a Google, mais de 1 milhão e 300 mil aparelhos com este sistema operacional são ativados todos os dias. utilizado por vários fabricantes de celulares como: HTC, Samsung, Sony, Motorola, LG e recentemente a Positivo Informática.

História

O Google desejava lançar um aparelho com serviços baseados em localização, mas não possuía plataforma para isso. Então em agosto de 2005 adquiriu a Android Inc, uma pequena empresa em Palo Alto (California - USA) que desenvolvia uma plataforma para celulares baseado em Linux, com o objetivo de ser uma plataforma flexível, aberta e de fácil migração para os fabricantes.

Em dezembro de 2006, com as noticias da BBC e The Wall Street Journal, surgiram mais especulações de que a Google estava entrando no mercado de telefones móveis. A imprensa reportou rumores de um telefone desenvolvido pela Google. (atualmente desenvolvido em parceria com a empresa de software Sun Corp). Então após dois anos de especulações, em 5 de Novembro de 2007, Google anunciou Android como uma plataforma e a criação da Open Handset Alliance (OHA), um conselho com mais de 33 empresas parceiras.

Em 21 de outubro de 2008, Android se transforma em Open Source, com código publicado como AOSP (Android Open Source Project).
Em 22 de Outubro de 2008, foi lançado o primeiro aparelho móvel comercialmente com o sistema Android, o HTC Dream ou G1.

Em 2 de novembro de 2009, foi lançado Motorola Droid ou Milestone. Sendo considerado um dos melhores aparelhos com Android com ótimas críticas sendo um dos celulares mais vendidos.

Em 5 de Janeiro de 2010, Google lança o primeiro celular com sua marca, o HTC Nexus One. Sendo considerado o primeiro superphone devido processador de 1GHz. Mas suas vendas não foram bem, devido a Google vendê-lo apenas online (sem associação às operadoras).


Em 27 de maio de 2010 Matias Duarte, antigo diretor da interface do WebOS, junta-se à equipa do Android após a compra da Palm pela HP.


O primeiro tablet comercialmente disponível com Android 3.0 foi o Motorola Xoom, lançado a 24 de fevereiro de 2011 nos Estados Unidos

Prós

O Android é um sistema livre, ou seja, deixa o codigo fonte aberto para programadores(seguindo a ideologia do Linux OPEN SOURCE), além de ser um sistema livre, ele oferece uma comodidade melhor para o usuário. Diferente do IOS que é um sistema totalmente fechado e controlado pela Apple, o Android apesar de ter um controle médio do google, porque é necessário parear seu aparelho com uma conta google, para poder utilizar seu android 100% para internet, mesmo assim o Android está mais a disposição do usuário. Se o usuário do Android se achar apto a Ser o Super Administrador do seu aparelho, você tem a Opção de Fazer o Root nele, e começar a usufruir de todas a funções que seu aparelho pode lhe oferecer, além de que poderá executar jogos de gráficos dignos de Xbox e PS3, trocar Roms do seu aparelho, para roms mais leves e práticas para a função que você deseja utilizar no seu aparelho, além de que, você terá controle total do seu aparelho!

Contras

Como toda coisa que tem um lado bom, tem que ter um lado ruim... O android, é um sistema que é considerado "Pesado" por alguns usuários, diferente do Windows phone que é um sistema leve, e os aparelhos que executam esse sistema são verdadeiras MÁQUINAS com hardwares muitos Excelentes, enquanto que os aparelhos que executam o android, em maioria, são sistemas que oferecem hardware simples e fraco, porem, mesmo assim executam aplicativos pesados, as vezes prejudicando o aparelho em si. Outro grande ponto que deve ser citado aqui, é a grande incidência de malwares criados para o Android, já ganhando o topo um dos sistemas operacionais de mais incidência de malwares da História, é claro, só perdendo para o Windows Para Desktop e Notebooks. 

Acompanhe essa notícia do TecNoBlog, é de 2011, porem os indicadores já acusam o Android como o sistema mobile que é mais alvo dos Cyber Criminosos.

Conclusões
Nem tudo é um mar de flores, todo sistema mobile tem seu lado bom e ruim, mais isso é que contagia os usuários, como vimos neste artigo, o Android é uma das opções mais bem vistas pelos usuarios mobile, chegando a Bater de Frente pela liderança do Mercado com o IOS da Apple, em numero de aplicativos em seu market que vem aumentando consideravelmente com o decorrer dos anos, e essa intensa disputa Google, Apple e Microsoft. 

Só o que podemos esperar, é grandes mudanças, afinal a tecnologia mundial vem evoluindo com o passar do tempo, e o sistema android é um infinito de possibilidades, pois é um sistema que só não cozinha pra você, porque ainda não criaram braços mecanicos para ele, apesar dos contras, o sistema android em si, é o melhor, pois até hoje me deixa de boca aberta, quando vejo que desenvolveram aplicativos, que em si, seriam impossiveis de se criar.

Caso queira conferir o primeiro post dessa série: A batalha mobile - Round 1 

Até o proximo post, sobre o Windows Phone da Microsoft 

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!