sábado, 22 de junho de 2013

Documento vazado detalha os procedimentos utilizados pela NSA para limitar a coleta de dados de cidadãos dos EUA
 
A Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA) pode reter comunicações de residentes ou cidadãos americanos potencialmente por tempo indeterminado, caso as comunicações sejam criptografadas, de acordo com um documento secreto do governo recém-vazado.

O documento descreve os procedimentos utilizados pela NSA para minimizar a coleta de dados de pessoas dos Estados Unidos e é um de dois documentos publicados na quinta-feira (10) pelo jornal inglês The Guardian.

Os documentos datam de julho de 2009 e foram assinados pelo Procurador Geral dos EUA, Eric Holder, e foram aprovados pelo Tribunal de Vigilância de Inteligência Estrangeira, informou o jornal.

Os documentos afirmam que a NSA não é autorizada a intencionalmente focar em pessoas conhecidas para serem localizadas nos EUA, mas descrevem várias disposições em que a agência está autorizada a manter, ou compartilhar com outras agências norte-americanas, as comunicações de pessoas dos EUA que foram adquiridos de forma inadvertida.

Estes incluem casos em que os dados são susceptíveis de conter inteligência estrangeira, informações sobre atividades criminosas ou são criptografados.

De acordo com o documento que descreve os "procedimentos para minimizar a coleta de dados", comunicações externas entre uma pessoa dos EUA e um terceiro localizado fora dos EUA que foram recolhidas durante a aquisição de dados autorizados pelo Foreign Intelligence Surveillance Act (FISA) podem ser retidos para "análise criptográfica, análise de tráfego, ou com fins de exploração".

A retenção de tais comunicações é permitida por "um período suficiente para permitir uma exploração profunda" e permitir o acesso aos dados que acredita-se ser ou podem ser aplicáveis ​​às necessidades atuais ou futuras de inteligência estrangeira.

"No contexto de um esforço criptoanalítico, a manutenção de uma base de dados técnica requer a retenção de todas as comunicações cifradas ou que possam conter significado secreto, e a duração sufiente pode consistir em qualquer período de tempo durante o qual o material criptografado é sujeito a, ou de uso em, criptoanálise", diz o documento.

Comunicações domésticas criptografadas entre duas pessoas dos Estados Unidos que foram coletadas inadvertidamente também podem ser retidas e direcionados para a criptoanálise se forem presumidas que contêm informações de "base técnica de dados" ou informações necessárias para avaliar uma vulnerabilidade de segurança de comunicações.

Isso sugere que, se a NSA acredita que a comunicação criptografada particular contém informações técnicas ou de segurança cibernética valiosas, ela pode mantê-las indefinidamente e tentar decifrá-las - independentemente de envolver pessoas dos EUA ou não.

As novas revelações vêm num momento em que os funcionários do governo dos EUA são pressionados a fornecer respostas sobre a extensão dos esforços de vigilância da NSA dentro dos EUA, após relatos de que a agência está coletando registros telefônicos e de comunicações eletrônicas de empresas norte-americanas.

Fonte: IDG Now

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!