sexta-feira, 21 de junho de 2013

Segundo reportagem do Estadão, oficiais de inteligência foram incumbidos de acompanhar os próximos passos de manifestantes por diversas plataformas na web.
 
A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) estabeleceu recentemente uma operação para monitorar a Internet no País, de acordo com informações do jornal O Estado de S. Paulo.

Segundo a reportagem do jornal, os recentes protestos contra o aumento na tarifa do transporte público teriam sido o estopim para que a rede passasse a ser monitorada – para que a administração possa estar preparada para futuras manifestações.

O governo deslocou oficiais de inteligência, que estavam incumbidos de tarefas para a Copa, com o objetivo de acompanhar os próximos passos de manifestantes. O Facebook, o Twitter, o Instagram e o WhatsApp são as redes que estão sendo monitoradas a partir de agora.

Protestos no futuro

A iniciativa visa calcular o tamanho das manifestações futuras, antecipar o roteiro e também possíveis invasões de grupos políticos.

Todos esses dados são mensurados e analisados diariamente por meio do Mosaico, um sistema online de monitoramento, que acompanha cerca de 700 temas específicos determinados pelo ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general José Elito.

Fonte: IDG Now

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!