segunda-feira, 17 de junho de 2013

E ai pessoal!

Para os que não estão sabendo ainda, eu compre a pouco mais de uma semana o leitor digital da Amazon, o Kindle. E como achei muito interessante, sem falar da quantidade de pessoas que veio pedir minha opinião segue ai um review.

Antes de começar a falar do produto e do que ele faz, quero primeiramente realçar a ótima qualidade desde o momento que cliquei em comprar até a entrega na minha casa pelo site do Ponto Frio. Primeira vez que compro alguma coisa lá e tenho que dizer que tudo foi muito tranquilo e funcional, sendo que não paguei pelo frete que chegou aqui em casa em torno de dois dias úteis após eu finalizar a compra. Comprei num Sábado e na Terça-Feira já estava aqui em casa! Acredito que tenha vindo por sedex, ou algum outro tipo de encomenda rápida dos correios. O site do Ponto Frio é o parceiro brasileiro da Amazon, então se você quiser comprar um Kindle é lá que você deve ir.


Então vamos ao produto! O Kindle é um leitor digital, e não um tablet como a maioria pensa. Um tablet tem milhares de funções, os leitores conhecidos como e-readers, tem apenas uma, a leitura, e o Kindle é apenas 1 deles. Por serem otimizados para leitura os e-readers normalmente só tem essa função, sua tela é diferente da tela de um tablet, por exemplo, com qualquer e-reader você consegue ler em ambientes claros ou escuros e não vai ter problema, diferente dos tables que você vai ter dificuldade por causa de reflexos e outros fatores externos.

Eu tinha um iPad 2, mas a algum tempo atras vendi porque estava esperando para comprar um iPad Mini, mas como o iPad Mini ainda não saiu no Brasil acabei indo atras de outras soluções, e como a única utilidade de um tablet para mim era leitura, acabei caindo no mundo dos e-readers. No iPad eu tinha uma experiência de leitura nada boa, o iPad 2 era pesado (601g), era complicado de ler por causa dos reflexos, a tela cansava os olhos facilmente e o maior dos problemas, manter o foco em um livro era muito difícil. No iPad ou qualquer outro tablet, você só consegue ler algo se tiver muita força de vontade porque é realmente difícil, com milhares de apps e jogos a um toque, sem falar que quando você está lendo por mais que você evite, vão chegar notificações de Redes Sociais, emails, notificações de apps e isso vai te tirar do foco da leitura. Lembro de começar a ler vários livros no iBooks do iPad mas acho que nunca acabei de ler nenhum nos quase 2 anos que tive o iPad, agora com o Kindle, em uma semana já consegui ler 2 livros por completo.

Vamos então a algumas especificações do Kindle para os leitores se localizarem. O e-reader da Amazon está disponível no Brasil em 3 versões: o Kindle, Kindle Paperwhite e Kindle Paperwhite 3G, onde os dois últimos modelos tem de diferente apenas a possibilidade de vir com 3G ou não. O modelo inicial tem a navegação através de botões e não tem a tela retroiluminada, não que isso seja um problema, mas ler no escuro vai ser um pouco difícil com esse modelo, mas em ambientes abertos ele se sai muito bem. Os modelos Paperwhite tem tela sensível a toque e tem a retroiluminação. Todos eles tem um tamanho parecido, todos eles semelhantes aos Smartphones mais exagerados da Samsung, com 6 polegadas de tela.


Por ter poucas funções e com isso poucos componentes o Kindle é super leve, com apenas 170 gramas e 87 mm de espessura pode ser segurado com apenas uma mão sem se cansar. Seu armazenamento é relativamente pequeno para os padrões de hoje em dia, apenas 2GB não expansível, mas como ele só vai carregar ebooks você não precisa muito mais que isso, pelos meus cálculos você pode com este espaço carregar em torno de 1100 ebooks. Outro ponto incrível é a bateria. Seu iPhone ou Android chega a 2 ou 3 dias de bateria e você acha o máximo? O Kindle pode chegar a um mês de bateria! Sim, isso mesmo, um mês e para carrega-lo são necessárias apenas 3 horas conectado a um computador.

Agora, falando em compatibilidade, o Kindle aceita os formatos mais comuns de arquivos para você ler  entre eles estão Kindle (AZW), TXT, PDF, MOBI sem proteção e PRC naturalmente; HTML, DOC, DOCX, JPEG, GIF, PNG e BMP através de conversão. Se você costuma ler livros digitais sabe que isso é mais que o suficiente para ler.



Agora vamos falar um pouco da minha experiência. Eu já usava o app da Amazon para leitura no iPad e nos computadores, então já tinha alguns livros na minha conta que baixaram automaticamente para o Kindle assim que eu liguei e cadastrei em minha conta. Mesmo antes de comprar eu sabia que ele era preto e branco, isso me afastou um pouco dos e-readers antes da minha compra, mas parando para pensar, eu não leio muitos livros com figuras então não faz tanta diferença. Mal tirei ele da caixa e já vi ele com esta tela da imagem acima, tentei tirar isso porque achei que fosse uma imagem ilustrativa, mas após alguns minutos tentando percebi que essa já era a maravilhosa tela e-ink. A qualidade e a textura da tela é bem similar com um livro real, na verdade, me lembrou muito o papel do jornal.

Como comentei anteriormente, essa tela não cansa os olhos, então da para ler por várias horas seguidas sem problema. Mas uma coisa me preocupava ainda. Hoje em dia eu tenho o hábito de ler HQ's e boa parte delas é colorida, como eu leria no Kindle se a tela dele não tinha cores? Para testar peguei uma edição qualquer, converti para MOBI com um conversor qualquer e mandei para o Kindle e tive a surpresa de que a versão Kindle preto e branco era muito mais bonita e boa de ler do que a colorida original. Veja abaixo um exemplo:

Original:


Kindle P&B:

Agora junte tudo isso que foi comentado com a vasta biblioteca que a Amazon tem e você tem o leitor perfeito. O valor dos livros da Amazon também são bem acessíveis, então não tem desculpa para não comprar, ainda mais que agora eles tem uma versão brasileira. Os livros no formato próprio do Kindle tem algumas funcionalidades que o diferem do resto dos formados, como capacidade de mudar a cor e brilho do fundo, mudar tamanho de letra, adicionar marcações, pesquisar em dicionários e muito mais.

A Amazon também tem outros serviços interessantes para você salvar seus livros sem ter que ocupar o espaço do seu Kindle, mas o serviço que eu achei mais interessante é o Personal Documents, que posso mandar os livros que já tenho em PDF para o Kindle por email. A Amazon disponibiliza um email que tudo que for enviado para ele cairá automaticamente no dispositivo assim que ele conectar na internet.

E para finalizar, por mais que a batalha entre livros em papel vs livro digital continue por mais vários anos eu já fiz minha escolha. Achei uma plataforma que me atende muito bem meus hábitos de leitura. Não comentei alguns outros detalhes do aparelho como as funções sociais de convidar amigos e compartilhar o que está lendo porque não cheguei a usar, mas com este post já da para ter uma boa idéia  do que é um e-reader.

Recomendo a todos os que gostam de ler, para mais informações sobre o Kindle clique aqui!

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!