Foto: Read Write
O Big Data está com tudo. A análise de grandes quantidades de dados desestruturados é uma das quatro grandes tendências da tecnologia e, segundo Anjul Bhambhri, VP de projetos de Big Data da IBM, isto será tão importante para o mundo quanto o petróleo.
"Todo clique, tweet, site navegado está sendo analisado. E estes dados abrem oportunidades inimagináveis. Big Data é o novo óleo, o novo recurso natural", afirmou.
De acordo com a companhia, em 2020 o mundo terá cerca de 40 zetabytes (21 zeros) de dados para serem analisados contra 7 zetabytes atuais. Isto dará a chance para que as empresas consigam fazer análises semânticas de sentimentos, gostos e prever necessidades.
Além do Big Data, outras três tecnologias foram apontadas como essenciais para os próximos anos: computação na nuvem, mobilidade e social. Para o vice-presidente do centro de desenvolvimento da IBM, Stephen Farley, a competitividade está focada em "analisar o consumidor (Big Data), armazenar os dados dos clientes de forma simples e barata (cloud computing), com acesso às informações na ponta dos dedos (mobilidade) e comunicando as descobertas (social)".
"O mundo está se tornando programável e o desenvolvimento de softwares baseados nestas tendências dominará as empresas. Estas novidades estão redesenhando a economia mundial", afirmou. "Todas as companhias terão de adotar estas tecnologias se quiserem oferecer diferenciais", completou.
Fonte: OlharDigital
minority report =D
ResponderExcluir