terça-feira, 14 de maio de 2013

Olá, não sei se muitos perceberam, mais o facebook, se tornou um lugar muito frenquentado pelos spammers. Mais qual o motivo para isto acontecer? Seguindo o roteiro chegamos aos "Facelunáticos" ou simplesmente os usuários de internet que acessam com gosto o facebook(viciados), essas pessoas fariam de tudo para personalizar seu perfil e chamar a atenção das pessoas, serem famosas, etc..
E acabam se tornando alvos facéis para os spammers, alem disso se tornam os novos "hospedeiros" de worms, e acabando assim transmitindo a mensagem da tia dilma, ops, do spammer, para todos os seus amigos do facebook através de um simples clique em um link com o titulo "Mude a cor do  seu facebook, acesse www.entreaquieseferre.com.br" e apartir disso, você se torna um mensageiro sem saber é claro, mais isso iremos debater até o final deste humilde artigo.

Antes de mais nada iremos entender um pouco mais sobre esse tal worm(Verme) e do spam(mensagens auto replicantes).
Começamos com o worm, vejam a sua definiçao segundo o wikipédia:

"Um Worm (verme, em português) é um programa auto-replicante, semelhante a um vírus.
Enquanto um vírus infecta um programa e necessita deste programa hospedeiro para se propagar, o Worm é um programa completo e não precisa de outro para se propagar.

Um worm pode ser projetado para tomar ações maliciosas após infestar um sistema, além de se auto-replicar, pode deletar arquivos em um sistema ou enviar documentos por email.

A partir disso, o worm pode tornar o computador infectado vulnerável a outros ataques e provocar danos apenas com o tráfego de rede gerado pela sua reprodução – o Mydoom, por exemplo, causou uma lentidão generalizada na Internet no pico de seu ataque."

Neste pequena parte do artigo, já entendemos o que o worm faz, certo? Nele ainda é citado o Mydoompara quem não sabe foi um virús que causou um terror tremendo na epoca da antiga web. Ah, vale ressaltar que na classe do worm se encaixa o backdoor(Brechas), mais isto é um assunto para uma proxima vez.

Mais implementando os worms não são do mal como todos pensam, Os worms podem ser úteis: a família worms Nachi, por exemplo, tentava buscar e instalar patches do site da Microsoft para corrigir diversas vulnerabilidades no sistema (as mesmas vulnerabilidades que eles exploravam)! Ou seja, eventualmente os sistemas que eram antigidos, eventualmente se tornavam mais seguros.

Enfim, continuando e seguindo o roteiro do artigo, vamos a definição do spam segundo o Wikipédia:
"O termo Spam, abreviação em inglês de spiced ham (presunto condimentado), é uma mensagem eletrônica não-solicitada enviada em massa. Na sua forma mais popular, um spam consiste numa mensagem de correio eletrônico com fins publicitários. O termo spam, no entanto, pode ser aplicado a mensagens enviadas por outros meios e em outras situações até modestas.

Geralmente os spams têm caráter apelativo e na maioria das vezes são incômodos e inconvenientes"
Vamos encaixar as categorias que são afetadas pelo spam:
Correio eletrônico
Telefone Móvel
Instant Messaging
Newsgroup e fórum
Mensagens de Jogos online
Blog, wiki e livro de visitas
Eu poderia colocar tudo aqui, porem isso iria prolongar demais o artigo, mais para quem quiser entender melhor, aconselho a dar uma lida na enciclopédia sobre ele no wikipédia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Spam

Segurança? É este o momento de aprender os passos básicos:

Continuando, estes são umas das formas de golpe mais usada hoje em dia, é usado tambem Cavalos de tróia, Spywares entre outros, mais o que são mais frequentes em redes sociais são os worms, pois se  alastram e multiplicam e mais complexos são, pois não precisam de um arquivo hospedeiro.

Porém depois de infectado, é recomendado uma formatação em NFTS, pois apaga até o minimo rastro de arquivo(é claro, para quem não sabe remove-los manualmente, ou quando o antivirus, não consegue detectar), mais é claro que é possivel evitar, seguindo passos básicos;

1ª Sempre procurar saber a fonte do link, o google está ai na barrinha de pesquisa para isso, para tirar suas dúvidas e fazer suas pesquisas;

2ª Evitar de abrir emails que sejam desconhecidos o remetentes, a forma mais facíl de se infectar alguem, é pelo email, pois a pessoa acaba se descuidando e abrindo sem querer.

3ª Tomar mais cuidado nas Redes sociais, o novo lar dos spammers, hoje em dia, a pessoa está tão desesperada para chamar a atenção em seu perfil, que ela é capaz de fazer qualquer coisa para enperiquetar o seu perfil! Cuidado, assim você vira o alvo mais facíl do que garota de programa com aids!

4ª manter o Antivirús sempre atualizado, porque uma simples atualização, pode acabar com uma dor de cabeça futura, acredite!

5ª Recomendo usar um firewall, não por medo, e sim por segurança a mais, digamos 45% da sua segurança pode ser por causa de um firewall, e os outros 50% é você, e os outros 5%? Fioti, nenhum sistema é 100% seguro, deixa os 5% quietinho ;)
Conclusão:
Esperamos que vocês se previnam, pois 85% dos usuários de internet pelo mundo, só procuram criar uma segurança em sua rede doméstica, depois que já foi invadido por um hacker, na realidade, as pessoas acham que a internet é segura, então venho aqui do fundo do coração afirmar, É CLARO QUE NÃO É SEGURA!
Se você é daquele que só sabe procurar segurança depois de ser invadido, então desejamos que sejas, para  aprender a lição que este artigo quer ensiná-lo. No decorrer dos dias, vamos desenvolver artigos, tutoriais e até video aulas, para os nossos visitantes, simplesmente para uma melhor explicação, assim que possivel postarei um artigo super interessante a todos!
Divulgue, caso este artigo lhe tenha sido útil!

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!