sábado, 18 de maio de 2013

O Google lançou um serviço bem interessante: O gerenciador de conta inativa.

Com o objetivo de proporcionar alguma paz de espírito para os usuários que se preocupam com privacidade, o Google lançou esse serviço para essas pessoas que não tiveram tempo de eliminar suas informações da rede, o recurso oferece a opção de selecionar um período entre 3 e 12 meses após o último acesso a sua conta para tomar uma ação, até o momento apenas, remover todos os seus dados.

Mas ele também oferece a opção de enviar emails para amigos ou familiares para notificar que sua conta está inativa e prestes a ser apagada, alguns dados podem ser compartilhados com essas pessoas para então remover todos os dados.

"Há muitas situações que podem impedir você de acessar ou usar sua conta do Google. Qualquer que seja a razão, nós damos-lhe a opção de decidir o que acontece com seus dados", diz o Google.

Os dados em questão é o que está armazenado em um de seus serviços: Blogger; contatos e círculos; Gmail Drive; Perfis, Páginas Google+ e córregos; Picasa Web Albums, Google Voice e YouTube.

O recurso pode ser utilizado para fornecer herdeiros do usuário com instruções específicas - se eles estão vinculados à conta ou não -, mas também para limpar a conta limpa para que a informação nele contida cair nas mãos de alguém que não era para ver.

Os usuários que ativar a opção será lembrado pelo Google (via SMS ou um e-mail enviado para uma conta de e-mail alternativo) um mês antes de qualquer uma dessas ações está prevista, no caso de eles mudaram de idéia, mas esqueceram que definir o recurso.

Cory Doctorow tem um interessante assumir a nova opção, pensando-o perfeito para os ativistas que estão em perigo de ser preso e / ou torturados para partilhar a sua senha da conta. "Antes de ir para um protesto, você pode definir o seu interruptor homem-morto para um par de horas - se você acabar na cadeia e fora de contato, todo seu material seria eliminado antes de sequer foram processados pela lei local", escreve ele.

Infelizmente, a atual escolha do período de tempo limite não se presta a tais usos, mas talvez o Google vai oferecer mais curtos no futuro.

Acredito que essa seja um avança considerável nos usos da internet e mais variados serviços. Pense comigo, nossa geração provavelmente será a ultima que irá consumir conteúdos não digitais, como por exemplo, livros, jornais e revistas impressos, CD's e etc. E agora, imagine todas as suas compras de aplicativos em Android Play ou App Store, jogos da Origin e Steam, Musicas da iTunes Store, Filmes, Livros da Amazon. Essa será a herança das futuras gerações, conteúdos digitais, informações, arquivos. Imagine se só por que você morreu seus familiares vão ter que recomprar todo o conteúdo que você levou para o tumulo com você. Fiquem ligados que o futuro é por aqui, por meio besta que pareça ainda precisamos pensar que um dia vamos morrer e para onde deve ir todos esses dados.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!