sexta-feira, 31 de maio de 2013


Um grupo de pesquisadores de uma universidade americana descobriram uma nova geração de malwares que atacam dispositivos móveis.



Um estudo conduzido pela Universidade do Alabama encontrou amostras de um malware que se espalha rapidamente entre dispositivos móveis, através de conexões com headsets sem fio, por exemplo, tornando a detecção muito difícil por métodos convencionais.

De acordo com os pesquisadores, teoricamente, esses ataques ocorrem através dos sensores do aparelho, como sensores de movimento, microfones internos ou sensores magnéticos. Em teoria, estes malwares poderiam infectar automaticamente outros aparelhos próximos, dentro do alcance da rede de comunicação.

"Esses canais de comunicação podem ser usados para rapidamente alcançar um grande número de dispositivos infectados, ao mesmo tempo que oferecem um baixo nível de detecção." explicou um pesquisador.

Além de serem difíceis de detectar, os pesquisadores acreditam que este malware pode ser usado para criar uma botnet local, vários dispositivos móveis próximos poderiam ser usados para um DDoS.

"O malware pode ser ativado a qualquer hora, até mesmo quando você está dirigindo seu carro, o malware pode interagir com o sistema de seu carro e causar sério problemas. Também pode acontecer de o malware ser ativo dentro de uma empresa, passando para a rede interna, causando uma grave brecha de segurança."

Fonte: V3

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!