sexta-feira, 24 de maio de 2013



Como fundador do WikiLeaks, Julian Assange se aproxima do aniversário de um ano de seu confinamento na embaixada do Equador em Londres, um relatório divulgado quarta-feira revela que as doações para o site diminuiram para quase nada, um pequeno gotejamento em um oceano.

A organização conseguiu atrair apenas $ 68.000 em doações no ano passado, de acordo com um relatório de contabilidade publicadas pela fundação Wau Holland, uma organização sem fins lucrativos alemão que processa a maior parte das contribuições financeiras para o grupo.

Isto, apesar de alegações constantes para doações de Assange, enquanto o líder controverso permaneceram escondidos na embaixada para evitar processos judiciais em caso de crimes de estupro na Suécia.

Em junho passado, Assange sorrateiramente na embaixada do Equador, em busca de asilo, nove dias antes de ele ser extraditado para a Suécia, foi-lhe concedido asilo pelo Equador. As autoridades britânicas, no entanto, recusou-lhe a passagem para fora do Reino Unido para o Equador, ameaçando prendê-lo se ele deixar a embaixada.

Embora o dinheiro derramando no WikiLeaks gotejava, as despesas da organização escorriam. De acordo com o relatório Wau Holland, as despesas no ano passado somaram mais de $ 507,000.


"Desde janeiro de 2013, a fundação só foi capaz de cobrir as despesas em infra-estruturas essenciais, como servidores", afirma o relatório.

Esses custos de infra-estrutura totalizaram cerca de 47 mil dólares. Mas um adicional de US $ 400.000 em despesas foram incorridas para cobrir campanhas de editoras e de logística em 2012.

O relatório não divulgar quaisquer salários pagos a Assange e porta-voz do WikiLeaks Kristinn Hrafnnson. Afirma apenas que "A coordenação das tarefas relacionadas conteúdo é realizada por Julian Assange na base de um contrato do projeto. Ele também é responsável pela aprovação do conteúdo relacionado de tarefas. Este trabalho foi feito de forma voluntária, sem qualquer compensação financeira em 2012. "

Enquanto as doações para o WikiLeaks caíram drasticamente, o custo de manter a vigília sobre Assange enquanto ele permanece abrigado na embaixada aumentou para cerca de US $ 6,3 milhões, de acordo com autoridades britânicas.

O custo para os contribuintes britânicos tem uma média de 17 mil dólares por dia, de acordo com o Daily Telegraph, que estima que pelo menos oito policiais estão de plantão dentro e fora da embaixada em torno do relógio, esperando para prender Assange se ele deixar o local.


No que diz respeito às doações para o grupo, eles são drasticamente a partir de auge do grupo em 2010, quando WikiLeaks arrecadou mais de US $ 1 milhão em contribuições após a publicação de um vídeo e documentos vazaram a ele pelo ex-analista de inteligência do Exército Bradley Manning.

Em abril de 2010, depois que o grupo publicou seu primeiro vazamento explosivo de Manning - um vídeo mostrando um helicóptero do Exército disparo contra civis no Iraque - doações atingiram o seu pico em mais de US $ 1,9 milhões. Dinheiro transferido através do PayPal e transferências de dinheiro dos bancos.


Cerca de US $ 700.000 que veio em novembro e dezembro de 2010, depois de WikiLeaks e de vários jornais começaram a publicar um tesouro de telegramas diplomáticos norte-americanos, também vazaram por Manning.

PayPal congelou a conta do WikiLeaks no final de 2010, afirmando que foi uma violação de termos de serviço da conta. MasterCard, Visa e Bank of America também bloquearam doações para o grupo, apesar de uma empresa de pagamentos francês mais tarde entrou para os canais de doação reabrir usando MasterCard e Visa. Wau Holland lista as doações atuais para 2012, no entanto, como vindo apenas através de transferências bancárias, cheques e dinheiro.


As doações começaram a cair drasticamente em 2011, quando o WikiLeaks recebeu apenas cerca de US $ 180.000 em doações, enquanto as despesas aumentaram para US $ 850.000, ante cerca de 519.000 dólares ao ano anterior.

Assange está sendo procurado para interrogatório na Suécia de estupro e coerção alegações decorrentes de relações sexuais distintas que teve com duas mulheres no país em agosto de 2010. Uma mulher disse à polícia que Assange preso la a ter relações sexuais com ela e que ela suspeitava que ele intencionalmente arrancou uma camisinha que ele usava. A segunda mulher relatou que ele fez sexo com ela enquanto ela estava dormindo, inicialmente, deixando de usar preservativo, apesar de repetidos pedidos para ele fazer isso. Assange estava no país aplicar para a residência para que ele possa se beneficiar de leis de proteção de imprensa fortes da Suécia.

Assange negou qualquer irregularidade, afirmando que o sexo em ambos os casos foi consensual. Ele também acusou as mulheres de serem parte de uma campanha de difamação para desacreditá-lo e WikiLeaks. Ele afirma que, se ele vai para a Suécia para enfrentar questionamento no caso de crimes sexuais, ele será extraditado para os EUA para enfrentar acusações criminais para a publicação de milhares de documentos do governo vazaram a ele por Manning.


Esta semana, uma das duas mulheres suecas acusando-o de crimes sexuais pediu ao governo sueco para pressionar o Equador a mão Assange às autoridades suecas.

"A Suécia deve colocar pressão sobre o Equador para obter Assange de volta e se entregar para a Suécia", Elisabeth Fritz Massi, um advogado da mulher, escreveu em um comunicado publicado. "Tem havido muita especulação na mídia, em grande parte incorreta ... Não se trata de qualquer tipo de conspiração como alguns meios de comunicação têm afirmado. Meu cliente é um autor e uma vítima. "


Massi Fritz acusou Assange de utilizar o seu problema em os EUA como uma desculpa para não enfrentar a justiça na Suécia.

"Posso dizer que as alegações de Assange sobre sua extradição para os EUA, onde de acordo com seu próprio relato iria enfrentar a pena de morte, é apenas uma forma de contornar a lei em vários países para evitar assumir a responsabilidade pelos atos que ele está com suspeita de cometer ", Massi Fritz escreveu.

Fonte: Wired






0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!