sábado, 18 de maio de 2013

E vamos a ultima parte do assunto "Gerenciando pacotes". Aqui vamos ver como compilar códigos e instalar pacotes do modo mais complicado, direto do código fonte.
Configure

Em geral, sempre que pegamos o código fonte de um programa ele virá com um aplicativo chamadoconfigure que irá executar uma verificação em seu sistema a fim de verificar se ele dispõe de todos os componentes básicos para uma compilação bem sucedida.

Uma vez que o processo de configure for encerrado com sucesso, ele ira gerar um arquivo chamadoMakefile, contém instruções de compilação e instalação entre outras.


Makefile


A Makefile é estruturada em seções; cada uma delas realiza alguma tarefa específica. Em geral essas Makefiles vêm com pelo menos três seções padrão: default, install e clean. Algumas podem vir com test ou check ou alguma outra que o desenvolvedor ache relevante. Por isso devemos sempre ler a documentação do programa.

A forma de utilização da Makefile é, simplesmente, utilizar o comando make com o nome de alguma das seções. Se nenhuma for especificada, ele irá executar a seção default.

Exemplo prático: Vamos instalar o nmap


Primeiro de tudo temos que ver se temos já instalados todos os pacotes necessários para manipular esse tipo de instalação, eles são: make, gcc, g++, bzip2, gzip e unzip. Se você não tiver eles instalados use o seguinte comando:

aptitude install make gcc g++ bzip2 gzip unzip

Após instalado esses pacotes vamos fazer o download do nmap com o comando wget:
wget http://nmap.org/dist/nmap-5.51.tar.bz2

Assim que o comando acima terminar vamos descompactar o pacote com o comando tar:
tar xvjf nmap-5.51.tar.bz2 -C /usr/local

DICA: Tem um pacote diferente e não sabe como descompactar? Segue abaixo o comando para os principais tipos de compactação:

zip: gunzip nomedoarquivo.zip

rar: unrar x nomedoarquivo.rar

tar: tar -xvf nomedoarquivo.tar

tar.gz: tar -vzxf nomedoarquivo.tar.gz

bz2: bunzip nomedoarquivo.bz2

tar.bz2: tar -jxvf nomedoarquivo.tar.bz2

Agora com tudo pronto vamos iniciar os procedimentos. Uma pratica que deve ser feito antes de qualquer instalação é ler os arquivos README e INSTALL. Outra coisa muito importante é rodar o comando com a flag "help" ativa para ver quais opções podemos usar:
cd /usr/local/nmap-versao
vim README
vim INSTALL
./configure --help

Neste caso para variar um pouco vou instalar sem a interface gráfica zenmap:
./configure --without-zenmap

Se tudo deu certo então vamos ao Makefile. Se algum erro ocorrer, leia atentamente a mensagem de erro, veja o que faltou, volte e instale:
make

Se nenhum erro ocorreu vamos em frente. Se um erro ocorrer faça a mesma coisa que antes:
make install

Pronto! Se você chegou até aqui é porque o programa foi instalado com êxito. Para fazer um teste rode o nmap para ver se está funcionando.

Também comentei ali em cima sobre algumas outras opções disponíveis no comando make, vamos a elas então. A opção clean remove tudo o que não vai mais ser usado que foi gerado ou usado pelo processo de instalação e a opção uninstall remove o programa que acabamos de instalar.

Viu nem era tão difícil assim! A maioria das pessoas se apavora quando um dos três métodos mostrados aqui da errado, porque normalmente ela só sabe aquele. Mas vimos aqui que nenhum dos três é uma coisa impossível então é bom saber os três não só para o exame, isso pode salvar seu dia quando se deparar com uma situação que o pacote não instala por algum motivo e você necessita de outro modo de instalá-lo.

Eu fico por aqui e o próximo post vai ser sobre um dos mais interessantes e indispensáveis de todo o guia, a configuração de rede no linux.

Bons estudos e até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!