terça-feira, 14 de maio de 2013

Olá galera, hoje separei um material bom para quem tá iniciando em redes, vamos para a fase dos protocolos de conexão, então resolvi destacar os protocolos e dar esta força pra quem está começando em redes.
Vamos ao Protocolo UDP:

UDP (User Datagram Protocol)
O UDP é um padrão TCP/IP definido na RFC 768, "User Datagram Protocol (UDP)". O UDP é usado por alguns programas em vez do TCP para o transporte rápido, leve e não-confiável de dados entre hosts TCP/IP.
O UDP fornece um serviço de datagrama sem conexão que oferece entrega com esforço otimizado, ou seja, ele não garante a entrega ou verifica o sequenciamento de qualquer datagrama. Um host de origem que precisa de comunicação confiável deve usar TCP ou um programa que ofereça seus próprios serviços de seqüenciamento e confirmação.
As mensagens UDP são encapsuladas e enviadas em datagramas IP, conforme apresentado na ilustração a seguir:
Portas UDP
As portas UDP oferecem um local para envio e recebimento de mensagens UDP. A porta UDP funciona como uma fila de mensagem única para o recebimento de todos os datagramas destinados ao programa especificado por cada número de porta de protocolo. Isso significa que os programas que usam UDP podem receber mais de uma mensagem por vez.
O lado do servidor de cada programa que usa UDP escuta as mensagens que chegam no seu número de porta conhecido. Todos os números de porta de servidor UDP menores que 1.024 (e alguns números mais altos) são reservados e registrados pela Internet Assigned Numbers Authority (IANA).
Cada porta de servidor UDP é identificada por um número de porta reservado ou conhecido. A tabela a seguir mostra uma lista parcial de algumas portas de servidor UDP conhecidas usadas por programas baseados em UDP padrão.

Número de porta UDP

descrição
53
Consultas de nomes DNS
69
Protocolo trivial de transferência de arquivo (TFTP)
137
Serviço de nomes de NetBIOS
138
Serviço de datagrama de NetBIOS
161
Protocolo de gerenciamento de rede simples (SNMP)
520
Protocolo de informações de roteamento (RIP)
Para obter uma lista completa e atualizada de todas as portas UDP registradas e conhecidas, consulte o site
Internet Assigned Numbers Authority (IANA)

Observação
Copyright

UDP e TCP
Geralmente, as diferenças na maneira como UDP e TCP entregam os dados assemelham-se às diferenças entre um telefonema e um cartão postal. O TCP funciona como um telefonema, verificando se o destino está disponível e pronto para a comunicação. O UDP funciona como um cartão postal — as mensagens são pequenas e a entrega é provável, mas nem sempre garantida.
UDP é geralmente usado por programas que transmitem pequenas quantidades de dados de uma vez ou têm necessidades em tempo real. Nessas situações, a sobrecarga baixa e os recursos de multicast do UDP (por exemplo, um datagrama, vários destinatários) são mais adequadas que o TCP.
O UDP contrasta diretamente com os serviços e recursos oferecidos por TCP. A tabela a seguir compara as diferenças no modo como a comunicação TCP/IP é tratada dependendo do uso de UDP ou TCP para o transporte de dados.





UDP

Serviço sem conexão; nenhuma sessão é estabelecida entre os hosts.

O UDP não garante ou confirma a entrega nem seqüencia os dados.

Os programas que usam UDP são responsáveis por oferecer a confiabilidade necessária ao transporte de dados.

O UDP é rápido, requer baixa sobrecarga e pode oferecer suporte à comunicação ponto a ponto e de ponto a vários pontos.

— UDP



“TCP
Serviço orientado por conexão; uma sessão é estabelecida entre os hosts.
O TCP garante a entrega usando confirmações e entrega seqüenciada dos dados.
Os programas que usam TCP têm garantia de transporte confiável de dados.
O TCP é mais lento, requer maior sobrecarga e pode oferecer suporte apenas à comunicação ponto a ponto.
— TCP
O UDP e o TCP usam portas para identificar comunicações para cada programa TCP/IP.
Enfim, está é a primeira parte de uma sequencia de posts sobre os protocolos UDP e TCP, no final, mostrarei ferramentas primordiais para proteção dos protocolos
A referência utilizada na explicação dos protocolos, é da microsoft, no final tambem disponibilizarei o link do e-book on line no qual eles oferecem informações não só desse como de outros protocolos, e tambem informaçoes de como utilizar o Windows Server!
Categories: ,

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!