terça-feira, 14 de maio de 2013


Então, vamos lá, para um assunto que chama muito a atenção na nossa área, a certificação.

Mas antes de mais nada, o que é uma certificação? Perguntando para nossa amiga wikipedia conseguimos isso:

“Certificação é a declaração formal de “ser verdade”, emitida por quem tenha credibilidade e tenha autoridade legal ou moral. Ela deve ser formal, isto é, deve ser feita seguindo um ritual e ser corporificada em um documento. A certificação deve declarar ou dar a entender, explicitamente, que determinada coisa, status ou evento é verdadeiro. Deve também ser emitida por alguém, ou alguma instituição, que tenha fé pública, isto é, que tenha credibilidade perante a sociedade. Essa credibilidade pode ser instituída por lei ou decorrente de aceitação social.”

Traduzindo isso para nosso ramo, basicamente, um profissional certificado é aquele profissional que se propôs a um teste em alguma instituição de grande renome e esta instituição o declara como um profissional altamente capacitado para aquela devida função mediante aprovação do mesmo.

Hoje em dia fala-se muito em certificação. Alguns chegam ir mais além, dizendo que certificação deve substituir uma graduação normal como Ciências da Computação, Sistemas da Informação, entre outros. É usado como argumento, para reforçar esse ponto, que as certificações vão direto ao ponto, diferente das faculdades que preparam o profissional para todas as possíveis situações. Outro aspecto notável é o aumento da procura de profissionais certificados para funções específicas, como nosso caso pentest.

Não podemos deixar de lembrar também que praticamente todas as certificações tem valor global, diferente de um diploma de graduação que, não são todos reconhecidos mundialmente.
Mas esse ponto de vista vai de cada um, não vamos discutir isso hoje. Para os interessados em alguma certificação de pentest ou algo do tipo, existe uma vasta gama de instituições que podem prover o seu tão sonhado certificado, dando um belo upgrade no seu currículo. Vamos falar aqui sobre as principais e mais conhecidas de hoje em dia.


LPI – Linux Professional Institute



O Linux Professional Institute é uma organização sem fins lucrativos, sediada na California – USA e constituída em 1999 pela comunidade Linux e desenvolve de forma acessível um programa de certificação em sistemas GNU/Linux reconhecido internacionalmente por empresas, empregadores e profissionais de TI. Seu objetivo é criar um padrão global de  certificação em ambientes Linux. A LPI é dividida em níveis, atualmente contando com nível 1, 2 e 3. Cada nível representa uma certificação, sendo a nível 1 mais simples e a nível 3 a mais complexa e completa, representando assim uma sequencia lógica crescente. Muito procurada hoje em dia por profissionais de todo o mundo que querem se especializar em Linux. Empresas também estão começando a aderir, cada vez mais, a soluções se software livre, Uma LPI hoje em dia pode fazer muita diferença.
Para mais informações visite o site oficial da LPI: www.lpi.org


CISCO



Outra gigante, também com um sistema de formação em 3 níveis (CCNA, CCNP e CCIE), chama a atenção. Sem dúvida, nos dias de hoje, as certificações CISCO estão em primeiro lugar aos olhos das empresas e profissionais do ramo. Como seus produtos, as certificações cisco são um pouco mais abrangentes que as outras. Seu objetivo é formar profissionais altamente capacitados para operar sistemas de redes independente do ambiente. Por isso e outros motivos que ela é tão procurada. A CISCO tem certificações mais específicas para interessados apenas em segurança da informação, são elas CCSP e CCSE.
Para mais informações visite o site oficial da CISCO: www.cisco.com


Microsoft



A Microsoft tem um programa de certificação e treinamento super amplo, não vamos cobrir todo ele, mas resumindo, tem certificações para praticamente todos os softwares e soluções que eles prestam. Vamos falar apenas das principais, as 4 mais procuradas e conhecidas. São elas: Microsoft Certified Professional (MCP), Microsoft Certified Desktop Support Technician (MCDST), Microsoft Certified Systems Administrator (MCSA) e Microsoft Certified Systems Engineer (MCSE). Todas elas, seguindo o padrão, divididas em 3 níveis. Muito boas também e muito bem vistas pelo mercado. Uma certificação que com certeza vai dar um enorme diferencial no seu currículo.
Para mais informações visite o site oficial da Microsoft: www.microsoft.com


CEH – Certified Ethical Hacker



Agora a coisa começa a ficar boa, estamos chegando no ponto. A CEH é uma das certificações da Ec-concil, sem dúvida a mais conhecida certificação de pentest da atualidade. Sonho de muitos, inclusive desse que escreve. Conhecida pelo alto nível de profissionalismo, técnica e ética que forma seus profissionais a CEH é um divisor de águas, em muitos casos empresas temem em contratar profissionais que se dizem experts em segurança, não deve ser fácil para um administrador de empresas confiar todo o sistema e infraestrutura da empresa para alguém que tem apenas a própria palavra de competência. A CEH acaba com isso, pois o nível de conhecimento e seriedade, como já diz o nome, que essa certificação trás é imenso. Uma certificação de grande peso mas não é a unica, o instituto Ec-concil conta com outras certificações, todas de grande peso e valor e todas voltadas para o mercado de segurança pessoal e empresarial.
Para mais informações visite o site da Ec-concil: www.eccouncil.org


Offensive Security



Mais uma empresa focada apenas em certificações de segurança e em nível bem próximo da CEH. A Offensive Security conta com 5 certificações de segurança. Mesmo não tendo toda a fama das outras não deixa de ser uma certificação respeitada, muito popular pelo seus cursos preparatórios para a certificação. Marcando presença em todos os eventos de segurança ao redor do globo. Pode não ter todo o glamour de uma CEH, mas por isso não tem o valor financeiro de uma CEH, então fica a dica caso o dinheiro esteja curto por ai, não vá ficar parado.
Mais informações no site da Offensive Security: www.offensive-security.com


Mas não é só isso!
Existem muitas outras certificações por ai, como a Systems Security Certified Practitioner (SSCP), a Certified Information Systems Auditor (CISA), a Global Information Assurance Certification (GIAC), CompTIA Security+ e muitas outras.
Então a dica final para você que busca uma qualificação nessa área de atuação é pesquisar qual vai te trazer mais benefícios e sucesso em seu caminho, uma escolha certa aqui pode lhe trazer bons resultados em pouco tempo.
E para terminar com chave de ouro, minha escolha foi a LPI 1 e 2, a CEH e a ACMT (Apple) que já estou encaminhando, e tudo indica que este ano chegará por ai.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!