terça-feira, 16 de julho de 2013

A empresa de segurança Malwarebytes descobriu um código malicioso já conhecido a muito tempo atacando sistemas Windows se passando pelo FBI agora encontrado no Mac OS X da Apple.

O malware que vem atacando usuário de Windows a anos foi encontrando pela primeira vez em um computador da Apple, sendo ativado quando a vítima está navegando na internet ou pesquisando por palavras específicas.

Quando certas páginas forem exibidas, o malware toma conta do Safari e mostra uma mensagem se passando pelo FBI usando como argumento que está "procurando por certas imagens" e solicitando um pagamento de 300 dólares para que o usuário volte a acessar normalmente.

"Você estava vendo ou distribuindo conteúdo pornográfico proibido. Para desbloquear seu computador e evitar consequências legais, você deve pagar uma taxa de 300 dólares", avisa o falso FBI.

"Os criminosos sabem que a Apple é um mercado em pleno crescimento e que boa parte dos usuários se sente segura em navegar na internet pelo Mac sem a necessidade de nenhum programa de segurança", falou a Malwarebytes em um post em seu blog.

Se você escolher ignorar a mensagem você não consegue se livrar dela e várias tentativas de fechar ou recarregar a página vão terminar em frustração, mesmo o botão "deixar página" não irá funcionar.

"Se você forçar para finalizar a aplicação, a mesma página abrirá na próxima vez que você iniciar o Safari", acrescentou a Malwarebytes.

Mas a empresa falou que existe um modo de se livrar da página sem ter que pagas os 300 dólares. Você pode ir no menu do Safari e clicar em "Reset Safari" para redefinir o browser.

A Malwarebyte espera que "boa parte" dos usuários vai cair na fraude, tanto levando o mac em uma assistência ou pagando os 300 dólares.

"Este tipo de fraude é infelizmente muito eficiente e não vai a lugar nenhum tão cedo", a empresa avisou, então cuidado.


Categories: , , ,

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!