A maioria dos defensores da Apple costuma dizer que as plataformas da companhia estão livres de vários tipos de ataques, mas e quando os criminosos agem antes de chegar à Apple?
Um relatório da Kaspersky Lab divulgado nesta quinta-feira, 4, revela que tem havido um crescimento "dramático" na quantidade de golpes em que se criam sites idênticos aos da Apple para roubo de informações dos clientes. É o chamado phishing.
O foco é obter ID e senha das pessoas e, assim, descobrir dados como número de cartão de crédito, endereço, telefone etc. usados em serviços como iTunes e iCloud.
De janeiro de 2012 a maio de 2013 a empresa de segurança acompanhou cerca de 200 mil tentativas de acesso a sites falsos por dia.
Geralmente há um forte crescimento no número de ataques quando ocorrem eventos da Apple. Em 6 de dezembro, por exemplo, quando a empresa abriu lojas em mais de 50 países, houve um recorde de mais de 900 mil ataques num único dia.
A principal forma de ataque é por e-mail: em spam, é distribuída uma mensagem com campo de "remetente" adulterado para algo como services@apple.com. Ao ver um endereço confiável, o internauta clica e é levado a digitar seus dados em páginas falsas, controladas pelos criminosos.
Fonte: hackersec
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