quarta-feira, 31 de julho de 2013

O diretor da Agência Nacional de Segurança dos EUA, Gen. Keith Alexander, no seu painel numa das maiores conferência de segurança do mundo, defendeu fortemente os programas de vigilância da NSA revelados pelo Edward Snowden, argumentando que ajudou a impedir 54 ataques terroristas que não poderiam ser parados de outro modo.
Alexander disse na Conferência Black Hat de 2013, na manhã de quarta feira, onde ele iniciou dizendo,  "começar essa discussão em defesa da nossa nação, e protegendo nossas liberdades civis e privacidade."
"Eu vou responder todas as perguntas na medida do possível, e prometo a vocês a verdade" , disse ele, embora não era autorizado questões do público. "O que sabemos, o que estamos fazendo não posso falar para vocês porque não queremos por em perigo nossas defesas futuras."
Alexander descreveu as funcionalidades de dois programas principais revelados nos documentos vazados por Snowden. Primeiro mostrando o programa coletor de metadata das chamadas telefônicas, com base legal na sessão 215 do Patriot Act, onde "nos ajuda a ligar os pontos, com o mínimo de intrusão necessária."
Então ele falou do programa de vigilância da internet, apelidado de PRISM, baseado na sessão 702 do Foreign Intelligence Surveillance Act que "permite que vamos atrás de conteúdo", disse ele. E acrescentou que esses programas servem um papel crucial.
Referindo-se as reportagens das mídias, Alexander defende os programas, negando que foram muito além. "o que sai é o que estamos recolhendo", ele disse. "Isso não é verdade".
Nos slides acompanhando a palestra, Alexander não acrescentou nada que já não tivesse sido vazado sobre os programas. Mas ele mostrou uma screenshot (imagem abaixo) sobre as informações que o sistema de análise da NSA pode ver - incluindo o número do telefone, data e duração da chamada - como o resultado do programa.
Sample of results from Section 215 Query


A palestra recebeu reações bem variadas na conferência no Hotel Caesars Palace em Las Vegas.
"Bobagem!" gritou alguém na multidão após Alexander dizer que a NSA "preza pela liberdade".
"Bullshit!" one heckler shouted after Alexander said the NSA "stands for Freedom."
Apesar de toda a polêmica Alexander permaneceu de bom humor, brincando e fazendo piadas durante a palestra e interrompendo sua apresentação para dizer "saúde" quando o reporter Andy Greenberg espirrou na primeira fila, bem em sua frente.
Fonte: Mashable

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!