Um novo trojan conhecido como Hand Thief está atacando computadores com sistema operacional Linux. A ameaça rouba informações bancárias dos infectados, além de dados de acesso a e-mails e senhas de diversos serviços online que o usuário pode ter acessado.
O Hand of Thief é um raro trojan que ameaça computadores com Linux e foi identificado como uma variação de outra ameaça encontrada no Windows. O software malicioso utiliza sistema de formulários capaz de conter dados pessoais digitados e entregá-los a cibercriminosos. Através de um truque, o Hand Of Thief ainda consegue bloquear softwares antivírus em computadores infectados, impedindo, assim, sua remoção.
O malware ataca usuários através de navegadores comuns, como Google Chrome e Mozilla Firefox, e outros navegadores compatíveis com Linux. Até o momento, o malware foi capaz de infectar sistemas como o Ubuntu, Fedora, Debian, assim como ambientes desktop, como o Gnome e KDE.
Felizmente, o Hand of Thief pode ser neutralizado, pois seu ataque é limitado; escondendo em instalações de sofwares, usuários devem se precaver ao instalar programas desconhecidos.
Mesmo assim, o trojan é um alerta para usuários Linux, considerado um dos sistemas operacionais mais seguros contra ataques de vírus, diante do Mac OS e do Microsoft Windows
0 comentários:
Postar um comentário