No seu mais recente relatório sobre segurança na Internet, a Kaspersky alerta para um novo tipo de SPAM que tem como objectivo roubar informação pessoal, incluindo dados financeiros: as notificações de falha de entrega de e-mails são o «novo isco» dos cibercriminosos.
Apesar de ter havido uma estabilização na percentagem da SPAM no tráfego de e-mail durante o segundo trimestre de 2013, a Kaspersky concluiu que mais de 40% dos programas maliciosos enviados por correio electrónico «têm como objectivo roubar informação pessoal, incluindo dados financeiros».
Estes ataques de phishing vêm agora com uma nova “capa”: os spammers enviam e-mails com anexos maliciosos cujo corpo é muito parecido com as «notificações automáticas de erro de envio enviadas pelos servidores», avisa a Kaspersky.
5 principais conclusões do relatório Kaspersky
1 – Durante o segundo trimestre de 2013, a percentagem de spam no tráfego total de e-mail chegou aos 70,7%, mais 4,2% que no primeiro trimestre do ano.
2 – Muitas mensagens de correio electrónico com ficheiros anexos maliciosos enviadas no segundo trimestre tinham como alvo utilizadores empresariais.Todos os emails maliciosos dirigidos a empresas estavam disfarçados de respostas automáticas.
3 – Os cibercriminosos continuam a replicar emails de empresas legítimas, propondo falsas ofertas para chamar a atenção do utilizador. No último trimestre, os spammers recorreram à popular loja Walmart nas suas correntes de mensagens de notificação falsas.
4 – No segundo trimestre de 2013, a China (23,1%), os EUA (16,8%) e a Coreia do Sul (6,6%) continuaram a ser os líderes entre os países-fonte de spam.
5 – A percentagem de mensagens de phishing no tráfego total de email durante o segundo trimestre deste ano caiu 0,0016%, atingindo os 0,0024%.
0 comentários:
Postar um comentário