sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Boa tarde pessoal, hoje ao entrar no blog do bruno ávila , encontrei uma postagem referente a clientes mal educados, em que pode-se resumir tanto na área de desenvolvimento quanto na área de testes de segurança em sistemas.
O texto foi retirado na íntegra do blog do Bruno Ávila ... que se encontra no seguinte link

Postagem

Você, querido Web Designer, já foi mal tratado por cliente? E você, amigo programador? Infelizmente a maioria deve ter respondido sim.  Ocorre que muitos web designers e programadores, principalmente os novatos, se queixam da forma que os clientes lhe tratam. Um outro disse pra mim “parece até que o cliente acha que sou um zé mané, que pode pisar em mim e me maltratar”.
É meus amigos, eu sei muito bem como é isso. Infelizmente ainda noto que clientes que chegam até mim sem conhecer meu trabalho ou que não acompanham meus artigos e meu blog, me tratam completamente diferente daquele que já conhecia meu trabalho. A diferença de tratamento é gritante. Não me importo se o cliente não acompanha meu trabalho, contanto que me trate bem. Contudo, nem todos são bem educados. Então, quando identifico que o cliente está querendo me tratar como um Zé Mané, me imponho e corto logo a falta de educação.
Para ajudar vocês, queridos amigos de Avante, vou dar algumas dicas, principalmente para os iniciantes, de como se colocar frente ao cliente  mal-educado.
  1. Primeira coisa é evitar ao máximo trabalhos urgentes. Trabalhos de urgência quem  faz é bombeiro, médico, policial, encanador ou até mesmo o mecânico. Sua função no mundo não é apagar incêndio de ninguém. Coloque-se no lugar de alguém que está ali para sugerir soluções a médio prazo e não para “ontem”. Dê prazos sensatos e coerentes. Se você ver que aquele trabalho levará 20 dias para ser feito, diga que levará 30 e entregue no prazo acertado, mesmo que termine antes. Isso lhe dará credibilidade.
  2. Cuidado com os novos funcionários. O funcionário entra na empresa, o chefe se encarrega de colocar o site sob sua responsabilidade e então o novatinho chega cheio de moral querendo mostrar trabalho pro chefe, pega o barco andando exigindo milhares de coisas de você que nada tem a ver com a história. Típica motivação de funcionários novatos que querem aparecer para o chefe. Por isso cuidado, corte logo o barato do rapaz.
  3. Saiba dizer NÃO! Com um “não!” bem dado você evita uma série de problemas lá na frente. Normalmente a maioria dos problemas ocorrem pela falta de um “não!” no início. Se o cliente manda alguma tarefa para você que você não concorda ou que você não se sente à vontade de fazer, nada de aceitar para “agradar o cliente”, cliente quer sua sinceridade. Dizendo “não!” nessas horas, isso só vai aumentar a sensação de segurança do seu cliente pois ele saberá que está lidando com alguém sincero e que quer o melhor para ele, mesmo que seja necessário dizer um “não!” bem sonoro.
  4. Sábado, domingo, feriados e madrugadas não são feitas para se trabalhar. Na faculdade, principalmente de publicidade, professores se gabavam dizendo que adoravam “as madrugadas na agência, fechando anúncio e comendo pizza fria”. Isso não é legal e nem um pouco saudável. Organize seu tempo concentrando todos os seus esforços durante os dias da semana. Pode até um dia ou outro trabalhar até um pouco mais tarde para cumprir um prazo, mas nada de ficar virando, trocando dia pela noite, para agradar cliente. Lembre-se, primeiro sua saúde, depois o cliente. Você trabalha para ter qualidade de vida, não para atender clientes com urgência.
  5. Se cliente lhe destratar, responda com educação e se você não se sentir bem, não pegue mais nenhum projeto com esse cliente. Afinal existem inúmeros clientes melhores, mais educados e que pagam bem por aí. Você precisa trabalhar com felicidade e trabalho de criação de sites é sempre uma parceria entre o cliente e você. Se a relação entre vocês não está sendo amistosa e só está lhe dando tristeza, o melhor a fazer é o mesmo que os casais fazem quando não se entendem. E deixe o cliente pra lá, você não é psicólogo para mudar o jeito dele, então deixa que um dia ele irá se tocar.
Categories:

2 comentários:

  1. 1,4 e 5 são meus maiores problemas. Já pensei até em mudar de profissão. Valeu pelas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complicado cara, sei bem como é. Se está tendo dificuldades com pessoas tente procurar algo com menos contato com pessoas, e bola pra frente, isso é coisa que em qualquer área vai aparecer.

      Valeu pelo comentário :)

      Excluir

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!