terça-feira, 10 de setembro de 2013

Mesmo que as regras mais básicas para garantir a segurança do PC sejam cumpridas com rigor, como atualizar com regularidade o sistema operacional, evitar clicar em links suspeitos e ter uma solução antivírus instalada e atualizada; existe o risco de o sistema ser infectado por malware. Porém, nem sempre é fácil saber se o computador está infectado ou não.
 
A Kaspersky Lab elaborou uma lista com os dez sintomas mais comuns que indicam que algo malicioso está ocorrendo no computador:
 
1. Bloqueios inesperados: se alguma vez isto lhe aconteceu, provavelmente já sabe que a tão temida tela azul é sinônimo de que algo vai mal no sistema. Por esse motivo, não perca tempo e analise a plataforma em busca de possíveis infecções.

2. Sistema lento: se o sistema não está executando aplicações que consomem recursos, mas mesmo assim está muito lento, então é possível que esteja infectado com um vírus.

3. Atividade elevada do disco rígido: se a atividade do seu disco é mais alta do que o normal quando o computador está em descanso, é sinal de uma possível infecção.

4. Janelas estranhas: se durante o processo de boot, aparecem janelas estranhas que alertam para problemas no acesso a diferentes discos no sistema, pode ser que o computador esteja infectado por malware.

5. Mensagens estranhas: quando o sistema está em execução, e aparecem janelas avisando que arquivos ou programas não podem ser abertos fique atento, esse é outro sinal para um possível ataque de malware.

6. Atividade indevida dos programas: se os programas não respondem, abrem automaticamente ou mostram uma notificação de que uma aplicação está tentando acessar a Internet sem o seu consentimento; então, é possível que um malware esteja atacando a sua máquina.

7. Atividade aleatória de rede: se o roteador piscar constantemente, indicando uma atividade elevada da rede quando não está executando algum programa ou não está acessando altos volumes de dados na Internet, parta do princípio que existe algo errado com o equipamento.

8. Mensagens de e-mail instáveis: os seus e-mails não saem da pasta ao enviar? Os seus contatos recebem mensagens estranhas que você não se recorda de ter enviado? Infelizmente, o seu sistema está comprometido ou alguém roubou sua senha de acesso ao e-mail.

9. Endereço IP na lista negra: se receber uma notificação dizendo que seu endereço IP está numa lista negra, existem fortes possibilidades de que seu sistema tenha caído nas mãos de criminosos e que passou a fazer parte de uma botnet de spam.

10. Desativação inesperada do antivírus: existem muitos programas maliciosos desenhados especificamente para desativar o antivírus, se encarregue de eliminá-los. Se o seu software de segurança for desativado por auto reconstrução, pode ser um pequeno sintoma de que algo de errado está acontecendo.
 
A forma mais segura para saber se o seu sistema está infectado ou não é analisá-lo. Para isso, recorra a uma solução antivírus. Se não tiver um antivírus instalado e desconfiar que o seu equipamento está com problemas de segurança, utilize a ferramenta gratuita Kaspersky Security Scan.
 
Sobre a Kaspersky Lab
 
Kaspersky Lab é o maior provedor privado de solução de proteção para endpoints do mundo. A empresa ficou entre os quatro maiores fornecedores de soluções de segurança para usuários endpoint *. Durante seus mais de 15 anos de história, a Kaspersky Lab continua a ser uma empresa inovadora em segurança de computadores e fornece soluções eficazes de segurança digital para grandes empresas, PME e consumidores. A Kaspersky Lab, através da sua holding registrada no Reino Unido, opera atualmente em cerca de 200 países e territórios ao redor do mundo, fornecendo proteção para mais de 300 milhões de usuários. Para mais informações, visite http://brazil.kaspersky.com 
 
*A empresa ganhou o quarto lugar na classificação muldial do IDC Endpoint Security Income por Fabricante, 2011. O ranking foi publicado no relatório da IDC "Previsão Global de Endpoint Security 2012-2016 e Ações de Fabricantes 2011" - (IDC nº 235930, julho de 2012). O relatório classificou os fornecedores de software de acordo com suas receitas de vendas de Endpoint Security Solutions em 2011.

Fonte: Segs

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!