sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Tim Cook apresenta o iPhone 5c
Tim Cook, da Apple: o iPhone 5C custará 100 dólares a menos do que a versão tradicional do aparelho
São Paulo - A Apple, maior empresa de tecnologia do mundo em valor de mercado, está tendo um déjà vu nada prazeroso. No fim dos anos 70, a companhia lançou o primeiro computador pessoal vendido em grande escala, o Apple II. Ele tinha um sistema operacional integrado ao hardware e definiu o padrão tecnológico dos PCs.
Mas, em menos de dez anos, a Apple foi superada pelo modelo de negócios da Microsoft. Em vez de mirar a produção de computadores, Bill Gates passou a licenciar seu sistema operacional, o Windows, para fabricantes de PCs. Assim, conquistou 90% do mercado nos anos 90.
Depois de três décadas, o mesmo filme parece se repetir com o produto do momento, os smartphones. Em 2007, a Apple reinventou o mercado de celulares ao lançar o iPhone. O aparelho trazia um sistema operacional próprio da Apple. As vendas cresceram até a empresa atingir um máximo de 20% das vendas mundiais de smartphones em meados de 2012.
O problema, para a Apple, é que o Google resolveu entrar com força nesse mercado e adotou a mesma estratégia da Microsoft nos anos 80. Criou um sistema operacional, oAndroid, e liberou seu uso para fabricantes de celulares. Resultado: hoje, de cada dez smart­phones vendidos no mundo, oito usam o software do Google. A Apple, por sua vez, vem perdendo participação e agora responde por uma fatia de 14% das vendas de smartphones.
Para virar esse jogo, Tim Cook, o sucessor de Steve Jobs, decidiu tornar o iPhone um produto mais acessível — uma tentativa de aumentar as vendas em mercados emergentes. Na segunda semana de setembro, Cook lançou o esperado iPhone 5c, versão mais barata do smartphone da Apple.
Nos Estados Unidos, o aparelho desbloqueado custa­rá 549 dólares, 100 dólares a menos do que o iPhone 5s, nova versão do modelo principal, também lançada em setembro. Mas o valor efetivamente pago pelo aparelho poderá ser bem menor, pelo menos nos Estados Unidos. Com um contrato de uma operadora americana, na prática será possível comprar um iPhone 5C por apenas 99 dólares. 
A questão está fora dos Estados Unidos. Em mercados emergentes, como Brasil e China, o preço do iPhone 5C ainda será salgado, provavelmente próximo aos 549 dólares propostos pela Apple. E isso é um problema. Um relatório divulgado no fim de agosto pela consultoria americana de tecnologia IDC diz que o mercado global de smart­phones em 2013 crescerá 40% em relação a 2012.

Fonte: Exame.Abril

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