Aviso
O conteúdo abaixo é de inteira responsabilidade de seu autor (esse que vos escreve), não representando nenhuma opinião da Brutal Security ou de um terceiro qualquer. Por ser um artigo de opinião, pode ser parcial em seu conteúdo.
Opinião
Bem, vou tratar de um assunto polêmico e gostaria de lançar uma discussão sobre navegadores, para ser mais específico, o Mozilla Firefox e o Google Chrome.
Durante alguns testes, percebi que o uso de memória do Firefox estava muito acima do normal (chegou ao ponto de usar 1,3GB(!) com 5 abas abertas (1 Youtube, página de buscas; 1 Youtube com vídeo rodando; 1 Facebook, principal; 2 Facebook com postagens de grupos), certamente estava estranho, além da rolagem estar com travamentos bem feios, inclusive com a linha de atualização do conteúdo podendo ser vista em alguns momentos no Youtube (com o vídeo rodando).
Então, vi que o Chrome, estava bem leve, mas com um uso alto (o seu "normal") de RAM. Após testes, descobri que era o Adblock Plus (complemento para remover propagandas das páginas web) que estava causando os problemas no Firefox, quando desativei ele, todos os problemas cessaram.
Continuando o monitoramento da memória RAM, pude perceber que o Chrome se divide em vários processos para ficar mais leve, isso faz sim diferença na máquina, pois pelo que pude perceber, ele usa um processo diferente para cada aba ou "recurso".
Abaixo vou deixar um print do monitor do sistema para provar o que disse no último parágrafo, por que infelizmente não registrei em mídia os problemas do resto do relato.
Metamorphose Tiger (Debian Based), 4GB RAM, Core 2 Duo T6600 2.2Ghz, Ambiente Gráfico MATE 1.8.1 |
No print é possível ver que o Firefox está com 117,8MB de uso, enquanto o Chrome (somando os processos, em destaque) está com 572,1MB, logo, por enquanto, o Firefox está na frente.
Então é isso, venha participar da discussão no nosso grupo do Facebook. Até a próxima.
0 comentários:
Postar um comentário