quinta-feira, 4 de junho de 2015

Muito comumente utilizado em nosso dia a dia, mesmo passando desapercebido, o servidor NTP (Network Time Protocol) prove através de seus algoritimos a hora certa em servidores pela rede, seja ela uma rede Intranet ou a própria Internet.

O órgão gestor da internet no brasil NIC.br, prove em um de seus projetos o serviço de NTP para a rede brasileira, serviço no qual é de graça e incentivado a faze-lo pelo próprio comitê.

                           

O uso da hora certa, não somente utilizado para fins óbvios de conhecer o tempo corrente, é muito importante para servidores (o que iremos nos limitar nesta postagem …) para manter em operação serviços como E-mail, Logs do Sistema, Segurança, Criptografia, Pacotes de Rede, Transações Web, Banco de dados e outros serviços críticos como transações bancárias e etc, que por sua vez teriam seus serviços comprometidos e ou alterados com uma simples erro, atraso ou adiantamento da hora.


Protocolo NTP

Como citado acima NTP (Network Time Protocol) ou Protocolo de Tempo para Redes, permite a sincronização do tempo em servidores ou máquinas em uma rede, buscando em uma estrutura confiável de outros servidores NTP para obter a hora certa.

Uma das questões muito interessante no algoritmo NTP é que ele é baseado na RFC 1305, referência no qual especifica várias regras e algoritmos para poder sincronizar os serviços de hora certa em uma rede. Tal algoritmo especifica questões técnicas para descrever o protocolo NTP.

Existe ainda o protocolo SNTP (Simple Network Time Protocol), que é uma implementação mais simples do protocolo NTP, não seguindo a risca a referência RFC 1305. Este protocolo por não implementar todas as referências e algoritmos especificados possui uma imprecisão se comparada ao protocolo NTP, imprecisão na order de alguns milisegundos o que é aceitavel pelo comitê gestor internacional SI. Aplicações como OpenNTP, ntpdate e o relógio do Window, são baseados neste protocolo.


Instalando o Servidor NTP

A instalação do NTP pode ser feito de duas formas, uma buscando o pacote de referência em um dos repositórios de sua distribuição Linux ou compilando diretamente os fontes para uma instalação manual. Em ambas as opções você obterá o mesmo resultado.

Quando falamos de Servidor NTP (ntpd no qual iremos utilizar) devemos ainda citar que ele é sim um servidor que prove as horas e ao mesmo tempo um cliente, pois ele também se referência em outros servidores NTP ou equipamentos para poder nortear a hora certa.

Em distribuições baseadas no Debian (Ubuntu) é possível efetuar a instalação através de seus repositórios com um simples comando:

sudo apt-get install ntp

Para distribuições baseadas no Red hat(Fedora, CentOS) utilize o comando abaixo:

yum -i ntp

Crie um arquivo no diretório etc “/etc/ntp.conf” com o seguinte comando:

touch /etc/ntp.conf

Agora basta inserir o conteúdo abaixo para o arquivo criado:


# "memoria" para o escorregamento de frequencia do micro
# pode ser necessario criar esse arquivo manualmente com
# o comando touch ntp.drift
driftfile /etc/ntp.drift


# estatisticas do ntp que permitem verificar o historico
# de funcionamento e gerar graficos
statsdir /var/log/ntpstats/
statistics loopstats peerstats clockstats
filegen loopstats file loopstats type day enable
filegen peerstats file peerstats type day enable
filegen clockstats file clockstats type day enable


# servidores publicos do projeto ntp.br
server a.st1.ntp.br iburst
server b.st1.ntp.br iburst
server c.st1.ntp.br iburst
server d.st1.ntp.br iburst


# configuracoes de restricao de acesso
restrict default kod notrap nomodify nopeer


restrict -6 default kod notrap nomodify nopeer

Na lista abaixo uma referência de endereços para ser utilizado no arquivo de configuração ntp.conf do serviço NTP expresso logo acima. O ideal é que seja usado no mínimo três referências de sincronismo NTP, sendo o ideal de quatro a sete referências.

- a.st1.ntp.br
- b.st1.ntp.br
- c.st1.ntp.br
- d.st1.ntp.br
- a.ntp.br
- b.ntp.br
- c.ntp.br
- gps.ntp.br
- pool.ntp.br (Para versões recentes do ntpd)

Crie também o arquivo ntp.drift no diretório “/etc/ntp.drift” como segue abaixo:

touch /etc/ntp.drift

Agora vamos acertar a hora do sistema com o comando abaixo, e voltar para o prompt:

ntpd -q -g

Agora para inicializar em modo daemon basta executar o comando:

ntpd

Importante

Também é possivel no site ntp.br utilizar banners funcionais de apresentação da hora certa e coloca-los em teu site ou blog como segue abaixo:

<iframe src="http://monitor.ntp.br/horacerta/banner.php" frameborder="0" scrolling="no" height="60" width="468" marginheight="0px" allowtransparency="true"></iframe>

Referências

NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR)

CEPTRO.br (Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações)

NTP.br (Network Time Protocol)

http://www.nacaolivre.com.br/

Postado originalente no Fórum da Brutal Security por Natan

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!