sexta-feira, 19 de junho de 2015

Amigo leitor, neste post estarei tratando da instalação de um ambiente gráfico chamado MATE que é bem leve e estável.

Introdução


Este tutorial serve para todas as distros baseadas no Debian e o próprio Debian (caso durante a instalação, o ambiente gráfico MATE não tenha sido selecionado para instalação).

Fui motivado a fazê-lo por causa do Metamorphose Linux (o qual fiz um "review" essa semana), pois a distro é muito interessante, porém seu ambiente gráfico padrão (KDE) pesou minha máquina que é antiga, também por causa da organização do menu principal que fica mais simples com o MATE instalado.

Instalação


Sem mais demoras, vamos ao tutorial. Abra o terminal e digite:

sudo apt-get update

Então este outro:

sudo apt-get install pacote

Substitua "pacote" por uma das opções abaixo:

mate-desktop-environment-core (o mínimo para o MATE funcionar)
mate-desktop-environment (instalação padrão do MATE)
mate-desktop-environment-extras (a instalação padrão mais extras)

Caso não saiba qual escolher, recomendo a segunda, ficando o comando assim:

sudo apt-get install mate-desktop-environment

Aguarde a conclusão da instalação, pronto.

Instalação do gerenciador de redes


Para que a rede funcione de maneira correta no sua distro, instale o gerenciador de rede do GNOME, com o comando:

sudo apt-get install network-manager-gnome

Após a conclusão da instalação, faça um logout da sua conta para que as alterações tenham efeito. Na tela de login selecione o ambiente novo (MATE), cada sistema possui um jeito de mudar isso de forma diferente, mas geralmente é em algum botão próximo à "janelinha" de login ou em alguma barra do sistema.

Caso esteja conectado a uma rede wifi, será necessário, infelizmente, digitar a senha novamente, inclusive de todos os outros pontos já conectados anteriormente.

Para o Metamorphose Linux


Arquivo "perdido" na Desktop


Após logar no novo ambiente gráfico, você deve ter notado um arquivo com o seu nome de usuário na área de trabalho, mantenha a calma. O conteúdo do mesmo é algo como isso:

[Desktop Entry]
Icon=user-home
Type=Link
URL[$e]=file://$HOME/
Ele serve para manter o atalho da sua Home (pasta pessoal) na desktop do KDE, então pode excluir ele à vontade, pois caso haja necessidade de retornar com o mesmo no KDE futuramente, somente será preciso criar um link da Home na Desktop. Se não se sente confortável em fazer a exclusão, salve-o em algum lugar para um possível reuso futuro.

Aviso

Infelizmente, devido a algumas limitações de software, o Metamorphose Linux não suporta nativamente o ambiente gráfico MATE, logo, algumas coisas podem não sair como o esperado, então, se você é usuário exigente com o visual ou se incomoda com coisas fora do lugar, não recomendo a mudança de ambiente, além de que há muita diferença visual e organizacional entre o KDE e o MATE, continue por sua conta e risco.

Estarei buscando soluções junto a comunidade por meio de seu grupo no Facebook. Caso deseje, marque presença por lá para acompanhar de perto o desenvolvimento dessa distro fantástica.Futuramente, com uma implementação do MATE com suporte nativo, certamente farei outro post aqui no blog.

Conclusão


De acordo com essa pesquisa feita pelo site Viva o Linux e meus testes como usuário, o MATE é o ambiente gráfico mais leve para o Debian e eu penso que não deve ser diferente com seus derivados. Além de que computadores mais antigos ou com configurações mais modestas, podem sentir o "alívio" no desempenho mudando-se somente o ambiente gráfico.

Até a próxima pessoal, não deixe de ir ao nosso grupo no Facebook.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!