quinta-feira, 11 de junho de 2015

Boa tarde pessoal, venho aqui hoje explicar para vocês um pouco sobre expressões regulares , quero tirar algumas das dúvidas, pois muitos ainda tem muita dificuldade quando trabalham com isto , tanto em ambiente de servidores com htaccess ou quando estão trabalhando com programação PHP.

Estarei criando um pequeno post para vocês sobre este assunto , e desmistificar um pouco sobre o assunto.

As expressões regulares servem para uma infinidade de tarefas , é difícil trazer uma lista , pois elas são uteis sempre que você precisar validar um padrão de texto que pode ser uma variável como:

 Data, horário , número de IP, endereço de e-mail , endereço de internet , nome de usuario e senha , etc ...

E mais uma infinidade de outros padrões.

Expressões regulares são muito usados no ambiente de segurança da informação para identificar padrões de ataques por SQL , XSS ou alguma coisa do tipo , relacionado ao ambiente WEB.

Um exemplo prático:

Você tem uma lista diária de acesso de usuários que entraram em seu sistema, onde consta , em cada linha , o horário de acesso e o login do usuário, algo como:

04:10 ernesto
08:30 ricardo
10:32 patricia
14:59 gabriel
16:27 carla
22:23 marcelo

Como fazer para buscar automaticamente apenas os usuários que acessaram o sistema apenas no periodo da tarde?

Você tem várias opções, desde procurar uma a uma manualmente, ou criar um programa que compare os primeiros 5 caracteres de cada linha , criando uma comparação , mas falando de algo prático e rápido, com expressão regular isto seria apenas.

^1[2-8].

e o problema estaria resolvido.

No fim das contas as expressões regulares facilitam muito na agilidade de desenvolvimento e na segurança também , o que também ajuda na questão do processamento back-end do servidor o que deixa ele muito mais leve.


para não se aprolongar neste post , eu estarei dando continuação dele , explicando como funciona cada simbolo, e como criar expressões regulares de forma eficaz , melhorando assim o desempenho de servidores.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!