segunda-feira, 8 de junho de 2015



Olá amigo leitor, antes de começar recomendo que leia o artigo sobre endereçamento IP pois pode contribuir no entendimento desse post aqui.

Os pacotes de rede, como muitos devem saber, contém informações e dados. Geralmente, seguem uma conexão "de mão dupla" somente, ou seja, cliente-servidor e servidor-cliente.















TOR


O TOR (The Onion Relay) Browser funciona de forma semelhante, porém ele passa os pacotes cliente-servidor por sua rede, composta por milhares de servidores.no mundo todo, então o caminho agora poderia ser descrito como cliente-TOR-servidor.













O que a rede TOR faz, nada mais é do que um caminho de "mão dupla aleatório", pois os pacotes vão de servidor em servidor e voltam por caminhos diferentes, o que acontece também com diferentes pacotes.
Verde: Conexão de saída (ida)
Azul: Conexão de entrada (volta)

Apesar disso garantir uma navegação "anônima", também há um preço a pagar, a conexão é extremamente lenta. Lenta não no sentido de baixa velocidade (depende claro de seu pacote contratado junto ao seu provedor), mas sim com um "lag", ou seja, um ping/latência/tempo de resposta alto, logo, as páginas ficarão mais lentas que o normal.

Deep Web


O TOR Browser é a porta de entrada mais simples da chamada "Deep Web", ela compreende uma internet oculta assim como a que conhecemos e a que acessamos todos os dias, a diferença fica por conta da presença dos Estados e de suas leis, que são quase inexistentes pois devido a grande proteção de identidade, os usuários abusam, sem preocupações, da rede e todo o tipo de material existe por lá, desde pornografia proibida até sites para contratar assassinos, então não é recomendado "navegar" por esses mares.

Imagem deixada em sites fechados pelo FBI na Deep Web

Nem tudo é despresível


Pela falta de fiscalização efetiva, a Deep Web também guarda material interessante, como PDF's de livros (que muitas vezes são protegidos por direitos autorais), material de pesquisa, fóruns de discussão de assuntos diversos e muito mais. No entanto, se for navegar por lá atente-se à lista abaixo:

- Não clique onde não deve;
- Não seja curioso;
- Não saia fazendo downloads;
- Utilize indexadores (motores de busca) para não se perder;
- Tenha sempre um objetivo;
- Não utilize-a para diversão;
- Cuidado com o que procura;
- Não fale com nenhum estranho;
- Pense, só depois digite; e
- Lembre-se que todos os cuidados tomados na Web também deverão ser tomados por lá.

Após ter isso em mente, faça uma boa navegação.

Atenção


O conteúdo abaixo tem proposta uma educacional e somente deve-se usar para testes. Saiba o que está fazendo, não tente ser curioso, cuidado onde clica.

Use por sua conta e risco, não nos responsabilizamos por mau uso do recurso apresentado a seguir.

Não recomendo que faça acesso à rede TOR pelo windows, use uma máquina virtual com linux, caso queira, instale linux em seu computador.

Esteje atento aos avisos dados acima.

Não recomendo que use o TOR como seu navegador principal.

Realizando a conexão


Para você que está começando e quer saber como e por onde começar, venho aqui te mostrar.

TOR Browser


Primeiro, é necessário que baixe o TOR para que possa navegar pela deep web. Clique aqui e escolha como vai baixá-lo de acordo com o SO a ser rodado.

No Linux, extraia o arquivo baixado e verá uma pasta com nome "tor-browser-pt-br" ou algo parecido. Entre nela e clique em "Start TOR Browser".

No windows, execute o arquivo baixado e escolha um local para instalação.

Aguarde o carregamento e a conexão e depois abrirá uma janela dizendo que você está conectado corretamente.

Achando Páginas


Vou dar uma lista de buscadores da Deep Web, tente testá-los e ver qual o melhor para você (para usar, copie e cole os links no TOR).

- Duck Duck Go (também possui versão para surface)  - http://3g2upl4pq6kufc4m.onion/

- Deep Search - http://xycpusearchon2mc.onion/

- TOR Links - http://torlinkbgs6aabns.onion/

- TOR Dir - http://dppmfxaacucguzpc.onion/ (apesar de mais organizado que o anterior, é atualizado com pouca frequência)

O resto é com você, faça um bom uso.

Conclusão


Sem dúvida estamos falando de uma mega ferramenta, o TOR, pode ser controverso, mas como todas tem de ser bem utilizada (aos que não sabem, ele possibilitou e possibilita acesso à internet em diversos países como China, Cuba, Irã, Egito, entre outros, que possuem censura parcial ou total à web como conhecemos). Ele possibilita a navegação "anonima" tanto na Internet, quanto na Deep Web, e isso faz dele um diferencial.

Referência


https://www.torproject.org/ (em inglês)

Até a próxima pessoal.

"Conhecimento não é crime, crime é o que você faz com ele."
"Grandes poderes, trazem grandes oportunidades."
Categories: , , ,

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!