sexta-feira, 5 de junho de 2015


Alguns devem conhecer esse aplicativo por causa do Whatsapp, pois depois da polêmica envolvendo o app e um possível fim do mesmo, várias pessoas instalaram o Telegram, no entanto, ao fim da decisão judicial, várias pessoas se esqueceram do mesmo e provavelmente o deletaram.

Nesse post vou fazer um breve "review" do app Telegram e expor alguns motivos pelos quais ele deveria ser o substituto para o famoso Whatsapp.

O porque de usá-lo


Abaixo tentarei ser o mais breve possível na descrição dos pontos positivos e negativos do aplicativo Telegram.

Multi-plataforma


Agora diversos concorrentes possuem versões multiplataforma, no entanto, o Telegram foi pioneiro com o uso do Telegram Web afim de fazer com que ele estivesse disponível em qualquer lugar. Todos os recursos que ele possui na plataforma móvel, são também vistos em todas as outras plataformas, então não se preocupe.

Compartilhamento


O Telegram possui um compartilhamento de arquivos que tem suporte a quase qualquer tipo de arquivo, fotos, músicas, vídeos, comprimidos (.rar, .zip, etc), códigos em geral (.php, .html, .c, .cpp, .html, .jar, etc) o que está muito a frente dos concorrentes.


O lado da segurança


Todas as comunicações do app são criptografadas, desde seu aparelho até o servidor, a criptografia utiliza o protocolo MTProto que utiliza algoritmos sofisticados (ver esquema abaixo, em inglês, explicado no parágrafo abaixo).



O esquema ao lado representa o que acontece em seu aparelho, no momento anterior ao que envia uma mensagem, começa em "To be encrypted" (A ser encriptado); passa por quatro processos que resultam no encapsulamento da mensagem, transformando-a em pacote; realiza uma encriptação com SHA1 numa parte e com AES em outra; a parte com SHA1 recebe uma chave de 128bits; passa pelo algoritmo KDF; recebe uma chave AES; e depois de tudo reunido, se tem o pacote final que será enviado pelos protocolos de transporte.

Tudo isso ocorre em milésimos de segundo e sua mensagem é enviada aos servidores do Telegram, para depois serem mandadas ao destino.

Chat Secreto


O app possui um chat secreto, que pode ser acessado pelo perfil dos contatos, clicando em "Iniciar Chat Secreto". Após iniciar, podem ser colocados cronômetros para que as mensagens sejam destruídas ao fim da contagem. O chat secreto não fica nos servidores do Telegram e possui criptografia P2P (de ponta a ponta), logo, somente os dois aparelhos da conversa poderão visualizá-la corretamente.


Número de celular


Para que alguém lhe adicione no Telegram, somente é necessário que você passe o seu nome de usuário para ele(a), ninguém precisará do seu número de celular como nos concorrentes. O seu nome de usuário pode ser criado no próprio app ou em qualquer uma de suas plataformas.

Nada é 100% seguro


Se na internet, a máxima do título acima é válida, não poderia ser diferente no Telegram. De acordo com o link aqui (em inglês), aparelhos com "root", feitos com o "exploit" chamado "Zimperium", podem ter a segurança do app comprometida, pois supostamente seria possível pegar o texto plano das mensagens (ou seja, antes delas serem criptografadas).

Outra coisa que é possível fazer é pegar os arquivos do Telegram no celular e tentar um ataque de força bruta afim de tentar quebrar a "hash" do arquivo de backup e transformá-lo em um texto plano (possível de ser lido assim como você lê esse artigo agora).

Solução


As soluções são simples, para o caso do "root", não faça em seu aparelho, caso necessite usá-lo de qualquer maneira, procure por outro "exploit". Já no segundo caso, utilize um "App lock" em seu gerenciador de arquivos e somente conecte seu aparelho pelo USB em computadores confiáveis. Uma solução mais avançada seria criptografar todo o conteúdo da pasta do app, porém se decidir fazer isso, tenha calma e siga algum tutorial, já aviso que isso pode danificar o app e torná-lo lento.

Conclusão


O Telegram, certamente, é um grande avanço na comunicação mais segura e com mais liberdade. Possui seus problemas mas nada que o torne ruim, somente precisa de cuidados básicos e é fortemente recomendado pelo autor deste post.


Referência


https://telegram.org/

Agradeço a leitura e até a próxima.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!