segunda-feira, 8 de junho de 2015



Antes da década de 90, o correio Eletrônico (Ou popularmente conhecido "e-mail"), era apenas usado para fins acadêmicos, ou seja, não era liberado para o público através de serviços de Webmail, que temos disponíveis hoje em dia. Mas a partir da década de 90, começou sua popularização pelo mundo virtual, e chegando ao usuário como uma nova forma de se comunicar na internet.

Mas tudo deu-se inicio juntamente da implantação do serviço de correio eletrônico, junto a ARPANet. Hoje em dia, a variedade de serviços que estão disponíveis para os usuários, são bem diversificadas, por exemplo, temos os serviços oferecidos pela Google(Gmail), Microsoft (Outlook), Yahoo (Yahoo Mail), entre outros serviços também oferecidos por provedores de acesso. A grande vantagem, é o poder de personalizar o domínio do e-mail pessoal ou empresarial. 

Por exemplo, eu possuo um e-mail personalizado para o domínio brutalsecurity.com.br , ficando assim:
gabriel <= usuário , @ = Algum Lugar, designando o usuário e domínio , brutalsecurity.com.br = domínio personalizado para o e-mail. 
Ficando: gabriel@brutalsecurity.com.br 

Essa característica, usuário e domínio, quando se trata de e-mails, é unica, não podendo existir um outro usuário para o domínio brutalsecurity.com.br com o nome de gabriel, apenas poderá existir outro gabriel, se for acrescentado um caractere a mais, podendo ser letra ou número. 

Exemplo:

gabriel123@brutalsecurity.com.br
Qualquer pessoa pode adquirir um e-mail personalizado, basta consultar o serviço de Webmail que você possui, e utilizar através dele um domínio personalizado, é claro, vai ser necessário pagar mensalmente para manter os domínios ativos.


Funcionalidades para E-mail:


Por existir uma variedade de funções para os e-mails, principalmente de cunho comercial. Onde empresas utilizam desta tecnologia para mandar mensagens contendo ofertas de seus produtos, ou para oferecer novos serviços, uma ótima ferramenta de marketing. Mas também, podemos encontrar funções que nos levem aos governos, que pela facilidade que a comunicação por e-mail se tornou, também se tornou uma ferramenta muito importante para agilizar processos e troca de informações entre políticos. 

Sendo assim, podemos dividir em 5 categorias de funcionalidades:
  • Utilização por parte de Usuários comuns: Apesar do termo usuário "comum" ser muito usado para classificar pessoas que não possuem conhecimento na área de computação, esse termo deve ser associado a pessoas que não utilizam e-mail para negociações. Apenas utilizam para se comunicar, receber ofertas, usar para a carreira profissional e redes sociais. 
  • Utilização por parte de Governos: Obviamente, os governos por todo mundo utilizam esta forma de comunicação, pois agiliza em muitos fatores, e se tornou de extrema importância para a sociedade moderna. Isso também favorece os governos, para marcar reunião, trocar arquivos e mensagens sigilosas entre si, sem correr o risco de que mensagens possam vazar, pois nesse caso, possuem uma equipe que trabalha dia e noite para manter a integridade do servidor que é utilizado por eles, ou seja, eles criam seu próprio servidor para garantir que somente eles utilizem.
  • Utilização por Parte de Empresas: Usada principalmente para mandar mensagens de ofertas de produtos e oferecer novos serviços aos seus clientes cadastrados, podendo também ser usado para receber mensagens de dúvidas ou reclamações por parte de usuários. Sem dúvidas, se tornou uma ferramenta importante para a área do comércio eletrônico, pois atinge um publico certo.
  • Utilização altamente restrita: Vamos ser um pouco lunáticos agora, precisamente, ser um daqueles que qualquer coisa que aconteça, afirma que é conspiração. Certamente, governos, empresas, cybers criminosos, até mesmo pessoas comuns, tem segredos que querem esconder do restante da sociedade, e certamente, farão de tudo para que o segredo continue. Então nesse caso, não é de se duvidar que o alto escalão dos governos e Exércitos pelo mundo, possuam um sistema de correio eletrônico totalmente restrito, e que somente eles saibam como acessar.
  • Utilização por Parte de Cybers Criminosos: Sempre quando você acessa um site de tecnologia, você verá noticias que façam referência a alguma descoberta de um novo Malware, ou que foi descoberto a forma que ele se propaga na internet. Certamente, a melhor forma de se propagar um Malware na internet, é através do correio eletrônico, mais especificamente através da prática de spam. Além é claro, que cybers criminosos precisam se comunicar com os seus contratantes, laranjas e receptores, e utilizam o serviço de correio eletrônico próprio para isso.

Certo, terminamos esta introdução. Continuaremos no próximo artigo.

Para acessar os artigos já feitos sobre Segurança Digital, acompanhe nossa guia, e veja também outros artigos escritos por nossa equipe.

Até a próxima pessoal.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!