sábado, 29 de novembro de 2014

Durante o evento Vision São Paulo 2014, realizado pela Symantec, a apresentaçãoInteligência nas Estratégias de "Cyber Security" reforça que o novo cenário do cibercrime pede aplicações e soluções de segurança que envolvam todo o ambiente de TI.  E, mais do que isso, exige o envolvimento de todos na empresa, incluindo as linhas de negócios.
A tendência do BYOD (Bring Your Own Device), permite às empresas terem mais flexibilidade para desenvolver novas oportunidades de negócios, sem falar no aumento na produtividade. Mas exige que todos os envolvidos entendam as novas regras do jogo para manter a segurança da informação, já que dispositivos digitais pessoais passam a circular com informações corporativas. 
Relatório de Ameaças à Segurança na Internet 2014, elaborado pela Symantec, alerta que o número de campanhas avançadas e direcionadas à segurança de dados corporativos e pessoais praticamente dobrou desde 2013, tendo crescido 91%.
Ataques mais elaborados
Os cibercriminosos agora preferem gastar mais tempo elaborando ataques amplos que valem por dezenas de ataques menores.
O tamanho e escopo das violações cada vez mais comprometem as informações pessoais de consumidores – como números de cartões de crédito, prontuários médicos, senhas e contas bancárias. Segundo a pesquisa da Symantec, mais de 552 milhões de identidades foram expostas através de violações no ano passado.
“Uma violação enorme pode valer o equivalente a 50 ataques menores”, diz André Carraretto, especialista em segurança digital da Symantec. “Empresas de todos os tamanhos precisam reavaliar, repensar e possivelmente replanejar sua postura de segurança”, alerta o especialista.  E os usuários finais não devem ficar atrás. Confira, abaixo, as novas regras do jogo para corporações e consumidores
Para empresas
Conheça seus dados: A proteção deve se concentrar na informação e não no dispositivo ou Data Center. Entenda onde residem seus dados sensíveis e por onde trafegam para ajudar a identificar as melhores políticas e procedimentos para protegê-los.
Ensine os funcionários: Ofereça diretrizes sobre proteção de informações, inclusive com políticas e procedimentos da empresa para proteger dados sensíveis em aparelhos pessoais e corporativos.
Adote uma postura forte de segurança: Fortaleça sua infraestrutura de segurança com prevenção de perda de dados, segurança de rede, segurança de endpoint, criptografia, medidas fortes de autenticação e defesa, além de tecnologias com base em reputação.
Para Consumidores
Tenha um comportamento seguro: Escolha uma senha forte e mantenha seus aparelhos – inclusive smartphones e tablets – atualizados com o software de segurança mais recente.
Fique atento: Revise extratos bancários e faturas de cartão de crédito em busca de irregularidades, seja cauteloso ao lidar com e-mails não solicitados ou inesperados e desconfie de ofertas online que parecem boas demais para ser verdade.
Saiba com quem você trabalha: Familiarize-se com as políticas de varejistas e serviços online que podem solicitar suas informações bancárias ou pessoais. Como boa prática, visite o site oficial da empresa para compartilhar informações sensíveis.

Fonte: IDG NOW!

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