sábado, 22 de novembro de 2014

E ai pessoal!

Quem me acompanha nas redes sociais percebeu que eu comprei um Pebble, e como muitos já vieram me pedir, vou fazer um review da minha experiência com ele. Isso foge um pouco o assunto do site, mas como eu já ia escrever e não tinha onde botar vai aqui mesmo :)

Bom, eu já ouço falar do Pebble a muito tempo, na verdade foi o primeiro smartwatch/smartband que eu vi, ainda na época que ele estava no Kickstarter. Por falar nisso, se não em engano ele foi o projeto com maior apoio da história do site, pedindo 100 mil dólares e conseguindo mais de 10 milhões de dólares.

Basicamente para os que não estão sabendo, o Pebble é um smartwatch inteiramente customizável, com tela E-Paper (similar aos Kindle), conexão Bluetooth 4.0 LE, a prova de água, com motor vibratório, e com uma loja própria de aplicativos e SDK para quem quiser desenvolver.

O Pebble hoje em dia é vendido em 2 versões, a normal ($99) e a Steel ($199), que como o nome já indica é de metal, e a versão normal é de plástico com pulseira de borracha/silicone ou algo assim. Eu peguei a versão mais básica porque achei que não seria interessante correr e praticar outros esportes com a Steel.

O que me motivou a escolher o Pebble foi a possibilidade de customização e a possibilidade de ter um wearable tudo em um (ou o mais próximo disso). Nesta compra eu fiquei entre a Fitbit Flex, Nike Fuelband SE, Moto 360, Apple Watch e o próprio Pebble, mas não entrarei muito nessa comparação.

Então vamos as minhas impressões nessa primeira semana de uso. Vou separar em algumas categorias para facilitar:

Primeira impressão

Minha primeira impressão foi o belo imposto que temos aqui no Brasil. Paguei US$ 120 nele e quase R$ 300 em imposto. Depois de passado o susto, abri o pacote e tive uma boa impressão desde a caixa até o primeiro uso. Eu gostei do cuidado que a Pebble tem com a embalagem. Sou fanboy da Apple e a caixa tenta seguir o mesmo padrão. Outra coisa que notei, mesmo tendo um Kindle, é a tela E-Paper que é bem diferente das telas HD que temos hoje e é meio estranho se acostumar, mas isso tem um ponto positivo, a bateria. Com essa tela a bateria dura em torno de 7 dias, o que é muito mais que as 24 horas que a maioria dura.



Outra coisa que se nota de cara é que o Pebble é bem feio perto de outros smartwatches como o Apple Watch e o Moto 360, mas nada que também não se acostume.

Em cerca de 2 horas eu já tinha ele configurado, operacional e com 100% de carga.


Uso diário

No uso normal dele notei uma leve utilidade, nada que vai fazer a diferença, mas facilita algumas coisas que vou explicar de forma detalhada mais a frente. Nas especificações do site tem que o Pebble é resistente a arranhões e a prova de água. Sobre resistente a arranhões não achei tanto assim e nunca pretendo executar o teste de água, só pra garantir...

Sobre a resistência a arranhões, no primeiro dia de uso já notei pequenos arranhões na tela, nada que interfira muito, mas a tela não é tão a prova de arranhões como eles dizem, e isso deve se levar em consideração já que o dispositivo fica sempre no pulso e exposto a todo o tipo de superfície.

Usando o Pebble dia e noite notei que eu perco menos tempo por dia usando meu smartphone e o mais importante, menos tempo usando o Facebook. Normalmente acesso o Facebook para dar uma olhada se tem alguma notificação ou algo importante para ver, por exemplo o grupo da Brutal Security, e acabo perdendo horas olhando as besteiras que passam por la. Com o Pebble eu não recebo nenhuma coisa inútil do Facebook, apenas as notificações, e quando é algo importante vou la ver e logo já fecho.

Como comentei anteriormente, os wearables ainda não fazem nada de mais e são dispensáveis para muitas pessoas. No meu caso, recebo notificações, monitoro atividades físicas, vejo a hora (a vá), previsão do tempo, controle de outros dispositivos e monitoro o sono. Nada muito revolucionário ou indispensável, mas é interessante monitorar e aproveitar para testar essa tecnologia nova que vem vindo por ai.

Acredito que o Pebble tenha muito potencial ainda por ser facilmente customizável. Funções e aplicativos podem ser desenvolvidos e/ou integrados em diversas linguagens, entre elas C, Javascript, PHP, Apple Script e muito mais. Se eu soubesse programar bem sem dúvida eu desenvolveria diversas funções que sinto falta.

Uma última coisa que notei foi o sistema de carregamento. Com carregamento por indução e imãs, similar aos MacBooks da Apple. Achei incrível isso, adoro os carregadores da Apple, mas achei este do Pebble meio solto, qualquer toque nele e o carregador desconecta, tenho de deixar ele em algum lugar que ninguém passe perto para garantir que quando eu pegar ele vai estar com a bateria carregada e conectado.



Funcionalidades testadas

Agora vamos ao que eu uso nele e algumas coisas que normalmente as pessoas ficam curiosas para saber o que se pode fazer:

Evernote: Sim! Até no smartwatch eu uso Evernote e é muito bom. Posso consultar e editar facilmente meus To Do's, verificar algumas notas importantes e etc. Editar basicamente seria marcar/desmarcar checkboxes.



Music Boss: O Music Boss é um app exclusivo para Android para controlar aplicativos de musica e podcast. Para usá-lo é necessário o app no Android e no Pebble. No app do smartphone se cadastra os players que pretende usar e no smartwatch alternar entre aplicativos, dar play/pause, passar musicas/podcast, aumentar/diminuir volume do dispositivo, e ver informações do que está tocando.



Morpheuz: Ainda testando e um pouco instável. O que esse app faz é monitorar o sono e acordar na melhor hora possível, isso quer dizer, de acordo com sua movimentação e nível de sono ele acorda minutos mais cedo ou mais tardes do que o previsto.



Notifications: Basicamente as notificações do aparelho sendo passadas para o Pebble. Dependendo da notificação posso tomar ações diferentes, como por exemplo ver o conteúdo de um email, responder uma mensagem do Facebook com um like, abrir a notificação no smartphone, se for ligações aceitar/recusar e ver quem está ligando e etc.

WalkRun: Basicamente um sisteminha simples de corrida que mostra tempo, velocidade e distância sem necessitar do smartphone por perto. Não compartilha e integra com nada, ainda testando.



YWeather: Basicamente um Watchface, uma skin pra tela inicial que mostra o dia do mês, dia da semana, hora, e previsão do tempo na minha localização atual. Na previsão do tempo se sacudir o braço ele troca a temperatura pela velocidade do vento, hora que o sol nasceu e hora que o sol vai se por.



Funcionalidades que pretendo testar


  • Integração com o RunKeeper
  • Outros apps de monitoramento de sono
  • Bloquear/desbloquear computador e dispositivos por proximidade
  • IFTTT
  • Automação de tarefas
  • Desenvolvimento de apps próprios
  • GPS/Navegação
  • Controle remoto
  • Controle de Apresentações (ppt)

Considerações finais

Bom, levando em consideração a tecnologia atual dos smartwatches/smartbands, acredito que o Pebble se sai muito bem. O único concorrente que tem chance de fazer a mesma coisa ou até mais que o Pebble nesse primeiro momento é o Apple Watch, que já tem uma plataforma sólida de desenvolvimento e vai receber sem dúvida os desenvolvedores do iOS. O único ponto negativo do Apple Watch contra o Pebble é o caso do toque na tela. Os apps do Pebble tiveram uma sacada muito legal de não usar toque na tela, diferente dos outros smartwatches, onde o dedo ocupa cerca de 50% da tela. Pode ser que você procure um smartwatch/smartband que faça apenas uma função específica, então talvez essas características acima não se apliquem a você.

Outra coisa que notei, a bateria é boa e provavelmente dure os 7 dias de uso normal. No meu caso não dura todo esse tempo porque eu não tenho um uso normal, normalmente acaba em 5 dias. Corro e pratico exercícios físicos frequentemente e monitoro o sono, principalmente usando aplicativos únicos do Pebble, que não necessitam de aplicativos companheiros no smartphone, e acredito que isso consuma um pouco mais do que o normal. Outra coisa que gasta muita bateria é o fato de ser novidade, então estou sempre mexendo e andando pelos menus. :)

Uma coisa que me perguntam muito, já que o Pebble tem de ficar 100% do tempo conectado ao aparelho por Bluetooth, a bateria do meu smartphone acaba mais rápido e tenho de recarregar diversas vezes ao dia? A resposta é não! Minha bateria dura basicamente o mesmo tempo. É notável o impacto e a diferença no nível da bateria, mas no fim do dia não faz muita diferença, já que a bateria dura o dia todo e ainda sobra um pouco.

E para finalizar, recomendo você comprar um Pebble ou outro wearable? Sim e não na verdade. Sim porque como ja comentei, algumas funções podem ser melhor aproveitadas ou completas de formas mais simples com um wearable. E não, porque para falar a verdade, esses dispositivos não fazem nada de mais. Nada que seu smartphone ou computador já não fazem a tempo. Se você não é um Geek ou uma pessoa antenada em tecnologia e gosta de estar sempre a frente e testar coisas novas você não precisa ainda de um wearable.

4 comentários:

  1. Opa, estava aguardando o review, to loco para comprar um.
    Tenho de confessar que não lembro ter ouvido falar do Pebble antes, mas curti.

    Estou de olho direto nos outros, mas não acho que o da Apple seja o top deles, cada um possui suas qualidades
    Nunca pensei em comprar os outros por conta da bateria,agora esse ai, 7 dias, curti, mas ow, R$300 de imposto? Que isso cara oO, não é 60% do valor do produto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom vamos por partes.

      O Pebble é bem famoso lá pra cima, aqui não é tanto, porque só comprando do site mesmo, não vai ver ele em loja por ai.

      O Apple Watch pode não ser top mas é o que tem potencial, o resto ou é limitado ou é uma esculhambação, por exemplo os android wear. Quem sabe agora que a Google abriu pra desenvolvimento estes dispositivos melhorem um pouco.

      Pois é, bateria é um diferencia, 7 - 10 dias é bem bom, mas é naquela tela e-paper, recomendo pegar um kindle na mão antes de mais nada para ver se curte o tipo de tela.

      Sobre o imposto, é sim 60% de imposto de importação em cima do valor declarado com o frete, e em cima desse valor ainda vai ICMS, imposto sobre imposto, isso é o "Preço Brasil". Foi o que o cara da DHL me disse pelo menos...

      Excluir
  2. Olá pessoal!
    Eu comprei o metal pebble,24 de outubro.
    Chegou dia 2 de dezembro.
    Fui pegar nos correios e para minha surpresa só me cobraram duas taxas de menos de 22 reais.Dei uma sorte danada!
    A bateria dele durou 6 dias comigo.
    Entro com ele na piscina e praia...tô nem aí.
    Mas o bichinho é muito bom mesmo.
    E bem discreto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, baita sorte.

      Eu já peguei chuva com o meu e tá ok, mas não sei se tenho coragem de ir pra piscina kkkk

      Estou adorando o Pebble, já faz um pouco mais de um mês que eu tenho e é só alegria. Sobre a bateria, descobri o que estava matando, era as notificações. Agora que estou em casa com o smartphone e computador perto deixo as notificações desligadas e a bateria passa dos 10 dias.

      Valeu pelo feedback amigo e bela compra!

      Valeu

      Excluir

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!