segunda-feira, 17 de novembro de 2014



Sinopse

Nos dias de hoje, os métodos de ontem não funcionam mais. Em Getting Things Done, o veterano consultor administrativo David Allen compartilha seus métodos inovadores para aumentar a performance sem stress, que ele já demonstrou para dezenas de milhares só nos EUA. Sua premissa é simples: nossa produtividade está diretamente ligada com nossa habilidade de relaxar. Só quando nossas mentes estão livre e nossos pensamentos organizados que conseguimos atingir a verdadeira produtividade e libertar nosso potencial criativo. Em Getting Things Done Allen mostra como:


  • Aplicar o conceito de "faça, encaminhe, adie, largue" para manter todas as suas inbox vazias.
  • Reavaliar objetivos e manter-se focado em mudar a situação
  • Planejar projetos e desencalhar projetos parados
  • Superar sentimentos de confusão, ansiedade, se sentir sobrecarregado
  • Se sentir bem em deixar de fazer coisas
Com estes princípios básicos e dicas testadas, Getting Things Done pode transformar o modo que você trabalha.

Traduzido e adaptado da Amazon


Review

Bom, antes de mais nada tenho que dizer que tanto a tradução quanto a sinopse original são horríveis, não ficando claro o objetivo do livro. Como vocês podem ver o livro, diferente dos outros postados aqui, não é sobre assuntos técnicos de Segurança da informação ou relacionados, mas conhecer essas técnicas e conceitos influencia diretamente em sua vida, em seu trabalho, estudos e etc.

O objetivo do livro GTD (maioria conhece o livro e as técnicas pela sigla) é ensinar diversas dicas e truques para uma vida mais produtiva. Agora você pergunta, "Mas porque preciso ser mais produtivo?" E eu respondo, simples, se você sabe organizar sua vida, você pode estudar mais, trabalhar melhor, aprender coisas novas e ainda sobrar tempo para fazer o que gosta, tudo isso com menos preocupação e stress.

As dicas do livro são bem simples, nada que você vai ter muito trabalho em fazer, basta um papel e caneta e você já está pronto para tornar sua vida mais produtiva. Eu recomendo fortemente o software Evernote no lugar de papel e caneta, muito fácil de organizar e manter tudo próximo para anotar e consultar. Um livro que estou querendo fazer um review também é o Organizando a Vida com o Evernote, que segue a mesma linha do GTD, mas focado no software, para tirar o maior proveito do Evernote com GTD.

Outra coisa interessante do método GTD é o fato de aumentar e estimular o pensamento criativo. Você gostaria de criar algo, ou seu trabalho depende de pensamento criativo? O GTD pode te ajudar. A premissa do GTD é esvaziar a cabeça e anotar todos os seus pensamentos no papel, porque seu cérebro não consegue lembrar de tudo e na hora que você precisa. Por isso você acaba esquecendo de coisas ou ficando estressado tentando manter tudo na cabeça. Já usando as técnicas, com tudo anotado no papel (ou digital), seu cérebro fica aberto a novas idéias e pensamento criativo.

Você pode encontrar o livro em diversos lugares, mas obviamente, vou indicar o lugar que acho melhor o serviço (desde preço até entrega), que como já devem imaginar é a Amazon. Agora na Amazon brasileira você pode encontrar diversos livros e comprar nacional. Caso você consiga ler em inglês recomendo a versão em inglês, super barata. Caso não consiga, este livro tem uma versão em português, que no momento está mais barata.

Eu fico por aqui, cada vez mais produtivo!

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!