segunda-feira, 1 de dezembro de 2014



Sinopse

Os pentesters simulam ciberataques para descobrir vulnerabilidades de segurança em redes, em sistemas operacionais e em aplicações. Os especialistas em segurança da informação no mundo todo utilizam técnicas de testes de invasão para avaliar as defesas de uma empresa.

Em Testes de invasão, a especialista em segurança, pesquisadora e instrutora Georgia Weidman apresenta as principais habilidades e técnicas necessárias a todo pentester. Ao usar um laboratório baseado em máquinas virtuais que inclui o Kali Linux e sistemas operacionais vulneráveis, você verá uma série de lições práticas usando ferramentas como o Wireshark, o Nmap e o Burp Suite. À medida que acompanhar as lições usando o laboratório e realizando ataques, você vivenciará as fases fundamentais de uma avaliação de verdade – que incluem a coleta de informações, a descoberta de vulnerabilidades passíveis de exploração, a obtenção de acesso aos sistemas, a pós-exploração de falhas, além de outras atividades.

Aprenda a:
  • quebrar senhas e chaves de redes wireless usando a força bruta e listas de palavras; 
  • testar aplicações web em busca de vulnerabilidades; 
  • usar o Metasploit Framework para lançar exploits e implementar seus próprios módulos do Metasploit; 
  • automatizar ataques de engenharia social; 
  • evitar softwares antivírus; 
  • transformar o acesso a um computador em um controle total da empresa na fase de pós-exploração de falhas. 

Você irá até mesmo explorar a implementação de seus próprios exploits. Então prosseguirá para o hacking de dispositivos móveis – a área particular de pesquisa de Weidman – com sua ferramenta Smartphone Pentest Framework.


Review


Então vamos lá! Vou dividir esse review em duas partes, sendo a primeira minhas impressões do livro, conteúdo e abordagem, e o segundo de sugestões na leitura do livro.

Todos sabemos que temos pouco material impresso em português na área de Segurança da Informação. Apesar de que muito conteúdo pode ser encontrado na internet é sempre bom ter um livro físico a mão com os primeiros passos para uma pessoa interessada na área, que é o que o livro se propõe. O livro todo é estruturado de forma que tanto uma pessoa que não tem quase nenhum conhecimento na área quanto uma pessoa de nível básico e intermediário. Se você já é especialista em segurança e considera-se avançado infelizmente esse livro não é para você.

Muitas pessoas me perguntam por onde devem começar seus estudos em segurança da informação, já que é uma área gigante com diversas ramificações e especializações. Os que me fizeram essa pergunta a pouco tempo já receberam a indicação do livro Testes de Invasão. O livro fala no nosso querido "tecniquês", mas para isso apresenta (ou revisa caso já saiba) os conceitos mais básicos de segurança da informação e pentest para que ninguém fique perdido já na sua primeira leitura.

Quanto ao conteúdo, a autora não se prende muito a conceitos e teorias, o livro é 100% prático, o que pode ser muito bom ou um problema. Muito bom para aqueles que já tem uma noção e querem praticar toda essa informação que absorvem mas não sabem como, e um problema para quem não sabe absolutamente nada e se apega apenas a prática, ou seja, um "operador de ferramenta". Num primeiro momento achei que o livro seria apenas mais um que ensina de forma rasa a usar o Metasploit, Nmap e outras ferramentas, mas me impressionei quando comecei a ler o livro. Além de todo o básico de "inicie o metasploit e use o payload X", "use a ferramenta X para fazer determinada tarefa", e por ai vai, a autora se preocupa em dar um auxílio básico em configurar o laboratório virtual de testes, uma introdução de Linux para quem não está familiarizado com o sistema e até mesmo conceitos de programação em diversas linguagens que serão necessárias do decorrer do livro e do caminho de estudo.

O livro é constituido de 20 capítulos, sendo os 10 primeiros aquela introdução básica, quem já tem uma noção da área está careca de saber, mas a partir do capítulo 11 a coisa começa a mudar. Temos conteúdos como evasão de antivírus, pós-exploração, engenharia social, desenvolvimento de exploits e muito mais, o que é interessante já que são áreas bem complexas para começar e as vezes até para mim é difícil encontrar a ponta para poder começar a estudar algo.

Agora sobre as dicas de estudo que comentei no início, o negócio é praticar e pesquisar. Cada comando por mais simples que seja rode no seu laboratório de testes diversas vezes de todas as formas possíveis para memorizar. Outra dica valiosa é a pesquisa, no decorrer da sua leitura anote todos os pontos onde você sentiu dificuldade para pesquisar posteriormente. O objetivo da pesquisa é dominar um pouco mais o assunto, entender como a ferramenta funciona, para quando precisar não ser apenas um "Operador de ferramenta" e sim saber tirar o maior proveito dela. Por exemplo, conheço muitas pessoas que sabem usar a ferramenta sqlmap para fazer testes de SQL Injection com alguns parâmetros específicos, mas não fazem a mínima idéia de o que é, como funciona e o que está por trás de um ataque de Injection.

A edição em português do livro Testes de Invasão pode ser encontrado em algumas livrarias e lojas online brasileiras, mas eu recomendo a compra direta pelo site da Editora Novatec. Primeiramente por garantia de encontrar o livro e ter o menor preço já que como comentado no post do mês passado temos uma parceria com a Editora Novatec. A Novatec generosamente nos cedeu um cupom de desconto de 20% em todo o site até o fim do ano, então corre lá e garante seu livro!


Para receber o desconto você precisa digitar o cupom BRUTALSEC na hora que for finalizar a compra.

4 comentários:

  1. Estou a um ano engajado e posso dizer que trabalhando diretamente com segurança da informação, quando vi o livro fiquei meio em dúvida sobre quais benefícios ele pode me agregar em relação a pentests. "Não ser apenas um Operador de ferramenta", quero ao máximo fugir disso.
    Gostei do review, os comentários de alguém mais experientes do que eu (que estou estagiando a 1 ano em uma consultoria de segurança, rs) me ajudaram a mudar de ideia em relação ao material e irei adquiri-lo.

    ResponderExcluir

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!