quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

meganet-decentralized-anonymous-network

O famoso Empresário e ex-hacker Kim Dotcom, que introduziu lendário o Megaupload e os serviços de compartilhamento de arquivos MEGA para o Mundo, veio com outra ideia maluca - Para iniciar a sua internet própria que usa a "blockchain".

Apenas no mês passado, Kim Dotcom, um milionário alemão conhecido anteriormente como Kim Schmitz, lançou a versão beta do seu chat de vídeo criptografado end-to-end e um serviço de bate-papo de áudio chamado "MegaChat", que ele diz que dá uma melhor proteção do que alternativas como o Skype e Google Hangouts.

Agora, em sua mais recente série de tweets que se refere à suposta "MegaNet" de Kim Dotcom, que, segundo ele, seria imune à vigilância cibernética, conduzida por governos ou empresas e que e a nova tecnologia não seria baseada em endereços IP.

A MegaNet, seria uma rede descentralizada, não-IP com base no qual o blockchain, usado por Bitcoins, irá desempenhar um "papel importante". Descentralizar a Internet significa tomar o poder da Web, longe de mãos poderosas de governos e corporações e colocá-la de volta nas mãos de usuários online.
Esta medida vai oferecer aos usuários um espaço verdadeiramente livre, onde podem se comunicar de forma privada com qualquer outra pessoa, sem censura.

Sr. Dotcom continuou a informar a seus seguidores que "se surpreenderiam" sobre "a quantidade de armazenamento ociosa e a capacidade de banda que as redes telemóveis têm", acrescentando que a "MegaNet vai transformar essa capacidade ociosa em uma nova rede".

O Empreendedor também assegurou a seus seguidores, que o consumo da bateria, não será um problema para um grande número de telefones transportando a rede  MegaNet.

"MegaNet não vai depender apenas de redes móveis no início. Mas quanto mais potentes os smartphones se tornam, mais dados e tráfego eles podem carregar"



meganet-decentralized-internet
Há um grande número de projetos semelhantes que levam à mudança no sentido da descentralização.

MAIDSAFE - OUTRA REDE DESCENTRALIZADA

Uma delas é de David Irvine, apelidado MaidSafe - enorme variedade de discos de Internet - Secure Access For Everyone. Maidsafe é um programa de código aberto (hospedado no GitHub) que permite a utilização de uma plataforma de Internet descentralizada.

A parte fundamental do MaidSafe, é a sua rede SAFE, alimentado por computadores de seus participantes, o que significa, em vez de servidores especializados, os dados são armazenados e distribuídos por uma rede de computadores conectados à Internet.

Qualquer um que executar o programa do MaidSafe, passará a fazer parte da Rede SAFE. O sistema MaidSafe transforma todos os dispositivos conectados em nós da rede SAFE que armazenam coletivamente dados para todos os usuários MaidSafe.

O armazenamento de dados é automaticamente descentralizado, o que significa uma aplicação web utilizando MaidSafe, não armazena dados do seu usuário em qualquer servidor central - e os dados são distribuídos por diversos discos e dispositivos próprios e administrados por muitos usuários diferentes. Portanto, ninguém, seja pessoa ou corporação, tem uma cópia intacta do arquivo de um usuário

Projeto Maelstrom - rede P2P para hospedar sites.

No final do ano passado, A BitTorrent anunciou o Projeto Maelstrom, que é "o primeiro passo para uma web verdadeiramente distribuída, e que não depende de servidores centralizados."

"Verdadeiramente uma internet mantida pelas pessoas, para diminuir barreiras e negar a liderança da tecnologia para as operadoras" - Disse a BitTorrent
"Se formos bem sucedidos, acreditamos que este projeto tem o potencial para ajudar a resolver alguns dos problemas mais inquietantes que enfrentamos na Internet hoje em dia."

De acordo com o BitTorrent, o navegador distribuído poderia ajudar a manter uma Internet mais neutra. Se um ISP não poder identificar de onde o tráfego é proveniente, então ele não pode suprimir determinados sites acessados a partir de um navegador como o Maelstrom.

ZeroNet - HOSPEDAGEM DE WEBSITES DESCENTRALIZADOS usando a rede Bit Torrent

No início do novo ano, um novo projeto de código aberto conhecido como ZeroNet FOI lançado e tem como objetivo oferecer uma plataforma web descentralizada usando criptografia de Bitcoin e da rede BitTorrent.

ZeroNet usa uma combinação de BitTorrent, um servidor de arquivos de costume e uma interface de usuário baseada na web para fazê-lo, e que consegue proporcionar uma experiência bastante utilizável. O principal objetivo deste projeto é hospedar sites e fornecer anonimato para o proprietário de cada site.

Fonte: The Hacker News

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!