quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

O Facebook construiu uma plataforma para empresas de todos os setores compartilharem informações e dados sobre ciberataques e riscos de segurança. A plataforma, chamadaThreatExchange, tem como objetivo ajudar as companhias a enfrentar melhor as ameaças à segurança digital.
Empresas especializadas em soluções de segurança têm, há muito tempo, redes fechadas nas quais trocam informações sobre o cenário de cibersegurança, mas esses canais têm sua limitação, ditada especialmente por questões de concorrência entre as companhias provedoras de serviços e soluções de segurança.
A ideia da plataforma, segundo o Facebook, nasceu há um ano, quando várias empresas de internet, incluindo a rede social, tentaram bloquear o ataque de uma botnet que estava abusando de seus serviços para disseminar spam.
"Aprendemos rapidamente que a troca de informações entre nós foi vital para derrubar a botnet, porque partes dela estavam espalhadas em diferentes serviços e nenhum de nós tinha acesso ao quadro completo", escreveu Mark Hammell, gerente do time de Infraestrutura de Ameaças (Threat Infrastructure) do Facebook, num post no blog oficial nesta quarta-feira.
A ThreatExchange está montada sobre a infraestrutura preexistente do Facebook e provê às companhias participantes APIs (application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações) para fazer buscas ou informar novos ataques. As informações incluem nomes de domínio maliciosos, amostras de malware e outros indicadores de comprometimento de estrutura.
A plataforma também tem mecanismos de controle que permite às empresas compartilhar certas informações apenas com grupos específicos de organizações, por exemplo aquelas que fazem parte de uma mesma vertical econômica ou que sofreram o mesmo tipo de ataque.
Twitter, Yahoo, Tumblr e Pinterest foram os primeiros a aderir à ideia e testaram a plataforma quando ela estava em desenvolvimento. As empresas Box e Bitly se juntaram ao grupo mais recentemente e o Facebook espera que mais empresas adotem a iniciativa. Quem quiser participar deve aderir ao programa beta no site da ThreatExchange.
Fonte: IDG NOW!

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!