quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Pensou que com usa senha forte e apagando totalmente do seu telefone informações sensíveis você estaria protegido? Pense novamente.



Especialistas forenses conseguem recuperar praticamente qualquer coisa de seu smartphone. As forças policiais normalmente apreendeem e analisam smartphones, como evidência podem recuperar fotos e videos, chamadas quando foram feitas e para quem, histórico de browser, calendário, entre outros.

Tudo isso pode ser recuperado mesmo se for previamente deletado do aparelho.

"Isso deixa muito, muito mais difícil, mas apagar tudo do smartphone não quer dizer que não podemos pegar esses dados", disse Courtney Lancaster, analista forense de telecomunicações da TeleCommunication Systems (TSYS), no evento CTIA em Las Vegas.

Analistas forenses tem dezenas de ferramentas que permitem a eles acesso a diversas camadas de dados nos aparelhos modernos.

Os chamados "analistas físicos" podem facilmente recuperar informações apagadas que estavam ocultas nas partes mais profundas da memória dos smartphones. Por exemplo, quando uma foto é salva, o SO do aparelho normalmente salva variações dessa imagem em diferentes lugares. Um thumbnail pode ainda estar disponível mesmo que a imagem original já tenha sido removida.

Estas imagens podem ser recuperadas por estes analistas mesmo se elas tinham sido enviadas através do controverso app Snapchat.

"Leva um bom tempo", diz Lancaster, "mas desconstruir o sistema bit a bit normalmente vale o esforço".

Sabendo disso, e sabendo que essas informações podem ser usadas para incriminar criminosos, estes costumam destruir os aparelhos após o uso. Isso dificulta ainda mais o trabalho, mas não o torna impossível. Os chips de memória ainda podem ser recuperados e analisados.

"Dano físico não é mais um 'fim da linha' como já foi antigamente", diz Lancaster. "Informações são armazenadas internamente em chips específicos, longe da carcaça que não nos preocupa tanto. Até mesmo água não é um problema na maioria das vezes".

Com esse tipo de ferramenta, peritos podem conectar o aparelho e fazer o download de tudo que ele tinha para um pendrive em questão de segundos. As senhas e códigos podem atrapalhar um pouco, mas os computadores especiais para forense podem quebrar estes códigos relativamente rápido.

Fonte: CNN

2 comentários:

  1. O android tem um sistema de criptografia de armazenamento por senha, será que isso dificulta a descoberta dos dados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Não só no Android, mas qualquer dispositivo com FDE (Full Disk Encryption) dificulta ou impossibilita a obtenção dos dados.

      Excluir

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!