quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

No Snapchat, o vazamento de 4,6 milhões de dados de usuários no começo de 2014 mostra que números de telefone celular passaram a ser uma informação valiosa para hackers.
O grupo responsável pela divulgação dos dados afirmou recentemente que o vazamento teve como objetivo chamar atenção para a questão da segurança ao fornecer dados para aplicativos. Entretanto, especialistas em segurança digital aconselham cautela na hora de compartilhar um número pessoal.
Exposição de dados do Snapchat pode resultar em cybercrime (Foto: Reprodução/Yahoo News)
A lógica é a mesma da vida offline, onde você não fornece para qualquer pessoa seu número de telefone. “Números de telefone são identificadores únicos que tendem a durar por longo tempo”, disse o CEO do site Reputation.com, Michael Fertik, ao The Wall Street Journal.

Fertik é especialista em segurança e comanda um site que ajuda consumidores a proteger a sua privacidade na Internet. “Você muda o seu número de telefone com muito menos frequência do que o seu endereço de IP e, provavelmente, até mesmo que o seu endereço de casa”, completou.
Já o blogueiro inglês e consultor de tecnologia Graham Cluley acrescenta que a violação de dados abre a possibilidade de práticas criminosas, já que o Snapchat permite que usuários enviem fotos e vídeos entre si. “Essas fotos e números de celulares poderiam ser usados para cyberbullying e chantagem”, afirma.

Ele lembra também que, digitando apenas o número de celular no Facebook é possível revelar o perfil do proprietário da linha, caso a pessoa tenha acrescentado os dados nas suas informações de conta públicas ou entre amigos. A saída, nesses casos em que o aplicativo ou serviço pede um número de telefone, é mudar o login. "Use um login de usuário diferente do que o que você usa publicamente no Facebook e Twitter", diz.
O risco é maior se os arquivos estiverem ligados ao nome real do usuário. Outra modalidade que pode ser turbinada com a exposição do número é o "SMiShing", um tipo de ataque similar ao phishing que acontece especificamente por meio de mensagens de texto em telefones celulares. Segundo a empresa de segurança Kaspersky Lab, 37,3 milhões de usuários foram alvos de ataques de phishing na Internet em 2013. Isso representa um aumento de 87% em relação aos últimos três anos.
Os especialistas ouvidos pelo jornal norte-americano também apontam que empresas de diversos setores estão interessadas no seu número de telefone celular; sejam para enviar spam, publicidade ou mesmo para fornecer serviços via telefone. É o caso das companhias aéreas que utilizam mensagem de texto para enviar alertas com detalhes de viagens como localizador de assento ou mudanças em horários de voos.

Lançado em setembro de 2011, o Snapchat é uma rede social que funciona por meio de um aplicativo para smartphones capaz de enviar fotos e vídeos que duram de um a dez segundos, de acordo com o desejo do remetente.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!