sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Sinopse

Os Serviços de Inteligência brasileiros sempre careceram de transparência - não sobre suas informações - muitas vezes distorcidas e mal utilizadas - mas acerca de seu funcionamento, estrutura e, principalmente, do modus operandi adotado pelos governantes que os tutelam. A obra do tenente-coronel André Soares, ex-analista de contrainteligência da ABIN, em depoimento ao jornalista Cláudio Tognolli, vem lançar essa luz tão necessária sobre o tema. O livro traz a público o que a sociedade tem direito de saber há muito - como funciona nossa arapongagem oficial, sobretudo quando o Brasil mais precisa da inteligência para enfrentar as demandas dos dias atuais. Isso se dá, sobretudo no que diz respeito às questões de segurança, tecnologia, disputas mercadológicas, descobertas científicas e também nas ações anticorrupção. Conforme destaca, no prefácio, o advogado Romeu Tuma Junior, ex-secretário nacional de Justiça, 'produzir conhecimento e tratar a informação é um trabalho que requer especialização, técnica e eficiência. Criar sistemas que integram os órgãos de inteligência não pode ser algo apenas formal - há que ser conceitual. Trata-se de uma Política de Estado, o que nosso País definitivamente não tem'. O livro é o relato de um brasileiro que quer ver o país melhor e sem que o nosso Estado de Direito (construído a tão duras penas), continue sendo impedido por uma antologia de desmandos e malversações, contaminados com milhões em verbas secretas destinadas a fins inconfessáveis. André Soares, enfim, só tem um objetivo - um Brasil melhor, com instituições à altura da democracia plena, tão sonhada por nós. Inserido, como um vocacionado profissional, nesse caótico cenário brasileiro, o autor vem denunciando, há anos, a criminalidade organizada que impera nos serviços de inteligência no Brasil. E é por esta razão que, também há muito tempo, é perseguido. Perseguido e severamente ameaçado, inclusive de morte. Tudo pela criminosa 'comunidade de inteligência', no comando da ABIN e na cúpula do Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN). Eles consideram esta obra como um 'livro proibido'.



Review


Primeiramente tenho que dizer que não é um livro muito divulgado. Não sei se é por ser relativamente novo ou por realmente não ter a devida atenção que merece. Fui ficar sabendo da existência do livro através de uma publicação em um grupo do Facebook sobre o tema, justamente do próprio Tenente-Coronel André Soares (acredito que não se trate de um perfil fake).

De cara o livro já me ganhou, sempre tive o interesse de trabalhar em um órgão de inteligência e segurança nacional, mais voltado para a parte cyber do negócio (diz a lenda que o Brasil tem times de cyber defesa...), depois de ler o livro, talvez não tenha toda essa vontade, pelo menos em agências do Brasil.

O livro expõe o que muitos de nós já tínhamos ideia: A ABIN e o Sistema de Inteligência talvez não sejam tão inteligentes como supostamente deveriam ser.

Para não dar muito spoiler do livro, vou comentar alguns detalhes que acho interessante e que sem dúvida, se ainda não foi o suficiente até aqui, vai convencer para comprar o livro e ler.

O livro conta com diversos relatos sobre operações, detalhes e documentos de processos, as principais falhas nos sistemas de inteligência identificadas pelo próprio André Soares em seu tempo como agente. Outro ponto interessante do livro é a abordagem, que trata desde conceitos básicos e processo de obtenção de informação até casos extremamente delicados como grandes operações, agentes estrangeiros no país e até mesmo terrorismo internacional.

O ponto focal do livro é a grande incompetência dos serviços de inteligência brasileira, como o autor mesmo se refere, a arapongagem nacional, está tão perdida em conflitos e corrupção interna que não tem tempo nem recursos para tratar de assuntos externos, e estes assuntos externos correspondem a inteligência, segurança nacional, contrainteligência, contraterrorismo e demais assuntos do gênero.

Agora, a parte final vale a pena comprar/ler este livro? Mas é claro que sim! De fato é muito importante que conheçamos com um pouco mais de detalhe este órgão que tem como função a segurança nacional e boa parte das decisões estratégicas do país. Mas isso não é tudo, se fosse uma organização extremamente secreta e sigilosa, mas que funcionasse de forma exemplar, nosso problema estaria resolvido aí. Por mais que seja secreta é legal matar a curiosidade e ter a sensação de que estamos seguros. Mas o problema é que a ABIN como é descrita pelo Tenente-Coronel André Soares está profundamente corrompida pela corrupção o que só piora nossa situação. Como já comentado o livro vale muito a compra, leia, descubra em detalhes as deficiências desta organização e tire suas próprias conclusões.

Desta vez não vou deixar o link de nenhuma editora ou Amazon, o link de referência para compra desta vez vai para a Livraria Cultura, que no momento que escrevo este post está com promoção neste livro. O livro custa normalmente R$ 49,90, mas no momento a Cultura está vendendo por R$ 38,90, um preço mais que justo por um livro destes.

E era isso! Eu fico por aqui, conhecendo um pouco mais da agência brasileira de inteligência e um pouco mais paranoico!

#Culturamepatrocine :D

3 comentários:

  1. Encontrei esse livro ontem na saraiva em sessão que tem vários livros polêmicos, mais um pra coleção. (=

    ResponderExcluir
  2. Agradeço, profundamente sensibilizado, as generosas e absolutamente pertinentes palavras do nobre autor deste artigo sobre meu livro "Ex-agente abre a caixa-preta da ABIN". Muito obrigado! André Soares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado!

      Muito gratificante ter o seu feedback! Obrigado!

      Grande abraço!

      Excluir

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!