quarta-feira, 9 de setembro de 2015


Amigos leitores, com os problemas de falhas e vulnerabilidades do Flash Player, alguns navegadores querem enterrá-lo de vez (como o Firefox aqui e o Chrome), além do Facebook (nesse e nesse outro artigos). Outro artigo que pode ser destacado é esse do site ultimatecnologia.com.br (Ultec) que traz observações interessantes sobre o produto da Adobe.

Aviso


A remoção do plugin pode acarretar problemas na navegação de certos sites, na dúvida, não remova-o, siga as outras dicas. Somente prossiga se tiver certeza do que está fazendo e como retornar ao ponto de partida.

Começando o abandono


Se você, usuário, quer também abandonar o Flash, estarei tentando trazer mudanças no seu sistema e navegador para que possa gradativamente abandoná-lo e se livrar das vulnerabilidades.

No navegador tente removê-lo (calma, se for usuário de sites como de internet banking vai ser necessário a manutenção do mesmo), se possível.

- Todos os SO's

- Firefox

Complementos > Plugins > Adobe Flash Player

Clicar em "desativar" e depois em "remover". Será necessário reiniciar o navegador para aplicar.

- Chrome

Menu (três linhas no canto superior direito) > Configurações > Extensões (na lista à esquerda) > Flash Player

Clicar em "Ativar" para desmarcá-la.

- Para Windows

Para remover completamente o flash do sistema, vá até o Painel de Controle:

Windows XP: Menu Iniciar > Painel de Controle

Windows 7: Menu Iniciar > Painel de Controle

Windows 8/8.1: (Arrastar o mouse no canto direito) > Pesquisar > (Digitar) Painel de Controle > Painel de Controle

E então clique em "Programas e Recursos". Uma lista com os programas atualmente instalados irá surgir, então procure por "Adobe Flash Player", "Shockwave Flash", "Flash Player Plugin" e outros programas do tipo. Selecione-os, um a um, e depois clique em "Desinstalar" (no menu no topo da lista), siga os passos do desinstalador e após as remoções pode ser necessário reiniciar o computador.

Então, com o procedimento acima, sites de internet banking, de jogos online, ou de multimídia em geral que não possuem suporte ao HTML5 como "motor" podem não funcionar e a mensagem "Um plugin é necessário para exibir o conteúdo da página" vai aparecer. Se precisa fazer o uso de sites desse tipo, lhe recomendarei não removê-lo, mas somente tomar medidas de precaução que serão mostradas abaixo.

Desabilitando a "execução automática"


Por padrão, nos navegadores, os plugins estão sempre ativos, porém no Firefox (e derivados) há a opção de "congelar" o plugin e caso ele seja necessário, o navegador perguntará se pode usá-lo. (Não sei dizer se essa função existe em outros navegadores, se houver, favor entrar em contato para que o post seja atualizado).

No navegador, vá em "Opções" (tripla linha no canto superior direito) > Complementos > Plugins

Então, ao lado do nome do plugin, no canto direito, há um menu. Clique no mesmo e selecione a opção "Perguntar para ativar", caso disponível.

Uma outra opção é desativá-lo (e reativar quando precisar), selecionando no menu "Nunca ativar"/"Não ativo".

Imagem ilustrativa do processo de configuração


Essa dica vale para quaisquer outros plugins dentro do Firefox, Iceweasel, Nightly e Aurora e pode até ajudar a economizar memória e aumentar o desempenho.

As dicas "de sempre" também são válidas, principalmente se for manter o Flash no seu computador, mantenha os programas sempre atualizados (antívirus, navegador, o plugin, seu sistema operacional, etc), evite navegar em sites desconhecidos, cuidado com os downloads, entre outras.

Aproveitando os múltiplos navegadores


Como muitos usuários possuem mais de um navegador, uma outra dica válida é a de deixar somente um deles com o Flash Rodando e somente usá-lo para conteúdo que necessite do plugin, deixando os outros navegadores limpos.

Vivendo sem o Flash


Muitos usuários utilizam o Flash Player por causa do YouTube, obviamente para visualizar seu conteúdo, porém, o que poucos sabem é que ele já suporta o HTML5 como reprodutor, logo o flash não é mais obrigatório.

O processo para ativá-lo é simples, vá até o endereço:

https://youtube.com/html5

E clique no botão "Requisitar o Player HTML5", caso já esteja ativado aparecerá "Usando HTML5 sempre que possível".

Para que outros sites usem o HTML5 também recomendo o uso do complemento "HTML5 Video Everywhere", disponível no link abaixo:

https://addons.mozilla.org/pt-br/firefox/addon/html5-video-everywhere/

Disponível somente para o Firefox e derivados. Sem garantias que funcione com todos os sites, pois isso depende do servidor.

Bem, no mais é isso. Estamos na busca por um substituto do mesmo (nas aplicações que não suportam HTML5), assim que conseguir estarei postando aqui no site.

Removendo-o completamente


- Linux

Aplicativos > Terminal (ou Console)

Digitar:


sudo apt-get purge flashplugin-nonfree*

Ou:

sudo apt-get purge flashplugin*

Genericamente:

sudo apt-get purge PACOTEDOFLASH

(O nome pode variar de acordo com a distro, por isso o ideal é pesquisar antes).

Confira se nenhum pacote do sistema vai ser removido, aceite e aguarde, ao finalizar estará pronto.

Ou então:

Vá até a pasta de plugins do seu navegador e remova um arquivo chamado libflash.so (ou libflashplugin.so). Se tiver dúvidas pesquise no google "plugins pasta NAVEGADOR DISTRO" (sem aspas) substituindo NAVEGADOR pelo nome do seu e DISTRO pelo nome do seu sistema + versão (exemplo: Ubuntu 16.04).

- Windows

Painel de Controle > Programas e Recursos (ou Programas Instalados) > Adobe Flash Plugin (ou Flash Player Plugin, e/ou Shockwave Flash) > Desistalar/Alterar

Siga o processo de desinstalação normalmente, pelas instruções apresentadas na nova janela. Pode ser necessário reiniciar o computador.

Extra


Não poderia deixar de dizer sobre o "Movimento Occupy Flash" que possui um site em português e prega justamente o abandono do Flash.

Conheça o site do Movimento: clicando aqui.

Qualquer dúvida ou sugestão, já sabem, temos nosso grupo no Facebook.

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Não estou por dentro de nada sobre o assunto, mas uma coisa eu digo: Se esta sendo usado HTML 5 no Youtube, na minha opinião: É MERDA! É HORRÍVEL! Não carrega o buffer e fica travando os vídeos, é pesado bagarai, etc, etc, etc.

    Essa é a minha opinião sobre o HTML 5. Considero também infantil a ideia de ter um site "anti-flash-player", mas, é só minha opinião.

    ResponderExcluir

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!