segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Se o próprio John Mcafee, criador da ferramenta de proteção contra vírus McAfee, comprada a algum tempo pela Intel Security, afirmou que as ferramentas de proteção contra vírus como conhecemos atualmente estão extremamente ultrapassadas, quem somos nós para discordar de tal argumento.

Olhando com um olhar um pouco mais crítico, é possível ver que ele não está de todo errado, com os mais variados tipos e quantidades imensas de ataques de todos os tipos, um sistema simples de antivírus não tem a mínima chance.

Dentro destes milhões de ataques diários ocorrendo, uma parte considerável são dos ataques e falhas ainda não catalogados e corrigidos, os famosos 0-days.

Uma ferramenta que promete proteger uma ou mais máquinas, hoje em dia, precisa conseguir detectar e corrigir problemas relacionados a APT (Advanced Persistent Threat), 0-days, automatizar algumas tarefas forenses e muitas outras questões de segurança, além da proteção contra vírus que já conhecemos.

Algumas empresas do ramo como a própria Intel Security, Kaspersky e Symantec já estão ligadas nisso e evoluindo suas soluções para continuar atendendo esta demanda, mas esta abertura da lugar a ferramentas novas ou não tão conhecidas.

Conheci recentemente uma solução chamada SentinelOne, que promete resolver tudo isso. Está muito bem conceituada no momento, principalmente pela notícia de que a Netflix abandonou completamente suas soluções de proteção de endpoint para utilizar as soluções da SentinelOne.



E ai, quais são suas opiniões sobre isso? Estamos seguros? Nossos antivírus dão conta do recado?

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!