sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Encontrei no Google plus, quem iria imaginar que tinha alguma coisa interessante no G+, um pesquisador de segurança que resolveu testar um ataque de engenharia social contra a atendente de telemarketing que ligou oferecendo algo. Veja abaixo a tradução do post do autor:

Hoje é um bom dia. Acabei de receber uma ligação de um atendente de telemarketing. Você perguntaria, eu gritei com ela? Certamente não. Como um bom administrador de TI coloquei minhas habilidades em prática. Veja como foi a conversa:

Computador: "Pressione 9 para não ser contatado no futuro. Pressione 4 para falar com um atendente" <número 4 pressionado>
Atendente: "Olá, você está com algum problema com o pagamento de sua hipoteca?"
Eu: "Olá, aqui é o departamento de TI. Interceptamos sua ligação porque detectamos um problema com o seu telefone e precisamos resolver."
Atendente: "Oh... Ok, o que você precisa que eu faça?"
Eu: "Precisamos corrigir algumas configurações pressionando os botões 4-6-8 e * ao mesmo tempo."
Atendente: "Ok, não aconteceu nada." <Isso quer dizer que ela não está usando um Polycom>
Eu: "Você está usando os novos telefones Polycom que estamos instalando?"
Atendente: "Não, é um Yealink."
Eu: "Ok. Você não recebeu ainda o Polycom que estamos instalando. Vou checar o manual do Yealink." <dei uma busca no Google sobre "yealink phone factory reset">
Eu: "Ok, você vê um botão OK no seu telefone?"
Atendente: "Sim."
Eu: "Ok, pressione e segure apertado o botão por 10 segundos."
Atendente: "Ok, apertando."
Eu: "Perfeito, me avise se aparecer uma mensagem pedindo senha."
Atendente: "Ok, nada apareceu ain----" <telefone desligando>

O que eu fiz foi fazer a atendente resetar as configurações de fábrica do telefone, o que quer dizer que ela não vai conseguir fazer ligações por um tempo até que alguém vá reconfigurar o telefone dela e isso pode demorar mais de uma hora.

Estou procurando o post original, mas acredito que foi deletado. Ainda bem que salvei no Evernote a postagem.

Fica ai essa experiência e bem como o programa Mythbusters sempre fala, Não tente isso em casa. :D

Um comentário:

  1. Eu já fiz isso também!!! :D varias vezes hehe! adorei seu site, muito informativo e educativo.

    ResponderExcluir

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!