quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Olá!

Hoje vou escrever um pouco sobre um ataque de engenharia social que ocorreu comigo a poucos dias. Atendi o telefone e uma mulher se identificou como secretária de um escritório de advocacia da minha cidade, que ninguém nunca ouviu falar, solicitando falar com o titular da linha telefônica. A mulher sabia exatamente o nome e CPF do titular da linha telefônica e insistiu em falar com o titular mas falei que falaria comigo mesmo.

A mulher informou que estava entrando em contato para avisar que o escritório em questão tinha um valor para devolver para nós, este valor é relacionado a taxas indevidas pagas a operadora de telefonia, por exemplo um serviço que vinha sendo cobrado e não tinha sido solicitado.

A primeira informação que ela comentou foi o valor que tínhamos pago a mais do que deveríamos e que já vínhamos pagando isso a cerca de 10 anos, e que estariam devolvendo. Num primeiro momento quase cai no golpe porque como qualquer outra pessoa já recebemos cobrança de telefonia sobre coisas que não solicitamos. Mas o que chamou a atenção foi o valor. Nunca ninguém vai te ligar para te dar uma grande quantidade de dinheiro por nada, como aquele velho dito popular "quando é bom de mais até o santo desconfia", ou algo assim.

Depois de algumas contas rápidas, ainda com ela no telefone, percebi que o valor total da fatura do telefone e outros serviços relacionados nos últimos 10 anos era cerca de 4 vezes menor do que o valor da tal taxa nesses mesmos 10 anos, ai que percebi que se tratava de um golpe, mas já que me interesso por engenharia social resolvi ver até onde isso iria.

A primeira coisa que pedi para a mulher era como ela tinha obtido esses dados de valor de faturas, nome do titular, CPF e outras informações, e ela responde que a própria operadora passou para eles, não só meus dados mas todos os dados de todos os clientes da região para eles "devolverem" esse dinheiro. 

Outra coisa que resolvi perguntar era o nome da operadora de telefonia que passou esses dados e ai descobri que isso não tinha como ser verdade de modo algum já que a quase 5 anos não usamos os serviços dessa empresa. Para ver como ela se saia respondi que nesses últimos 10 anos nós tínhamos trocado de operadora duas vezes e como que tinha sido pago essa taxa mesmo em operadoras diferentes e foi ai que as coisas começaram a sair do controle e ela deve ter percebido que o golpe não daria certo e eu só estava ocupando o seu tempo. Nisso ela me responde que "a taxa migrou de operadora para operadora" e já com um tom mais impaciente perguntou se eu iria querer o dinheiro ou se podia desligar e ir para o próximo cliente. Respondi que queria e o que eu deveria fazer para receber esse dinheiro. Ela respondeu que eu deveria depositar uma certa quantia adiantada numa suposta conta bancária do escritório para cobrir os gastos com burocracia (tá que estamos no Brasil mas era uma quantidade grande de dinheiro para burocracias) e que depois de depositado entrariam em contato para acertar a transferência dessa quantia.

Desliguei o telefone e voltei a fazer minhas atividades normais como se nada tivesse acontecido já pensando em escrever esse post.

Resumo da história: Criminosos hoje em dia estão cada vez mais "profissionais". Eu e talvez vocês leitores podemos notar as inconsistências nas informações que são passadas, por já estarmos familiarizados com a possibilidade de golpes, mas será que seus pais ou aquela sua tia chata que sempre pede pra você arrumar o computador dela saberiam diferenciar?

Esse é um golpe bem velho, vem sendo aplicado até antes mesmo da internet, mas como já comentei os criminosos estão cada vez mais convincentes e sem dúvida ainda muitas pessoas caem, se não já tinham pensando em outra coisa para fazer.

Eu fico por aqui!
Percam um pouco do seu tempo para expor esse tipo de golpe para seus familiares e amigos, ensinar para evitar golpes.

2 comentários:

  1. Legal, David! Venho sempre acompanhando suas postagens e, todos nós passamos por algo assim. Este, por exemplo, poderia facilmente lesar uma pessoa com baixo conhecimento de engenharia social, visto que algum dia nas nossas vidas já enfrentamos problemas com cobranças indevidas. Parabéns pelo contorno da situação!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, mas agora mesmo as empresas grandes, a OI no caso anda praticando estelionato ou os caras (estelionatários) estão com uma puta de uma estrutura semana passada veio na minha cidade uma dessas kombi da OI cheia de funcionários (acho) uniformizados e de crachá oferecendo plano internet de 10mb sendo que até então mal se tinha os 1mb que todo mundo usava.
    Um dos advogados da cidade disse que entrou com um processo contra a OI por estelionato mas a mesma nega ter conhecimento de ter enviado esses aparentemente funcionários.
    Detalhe para fazer o plano tinha que dar entrada então o resto já viu né...

    ResponderExcluir

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!