sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Opa e ai!

Você que acompanha o blog já tem uma certa familiaridade com Segurança da Informação. Certamente você já viu algum profissional da área ou empresa falando algo do tipo, que o mercado está crescendo, a demanda está aumentando, novas oportunidades estão aparecendo e etc. Mas vá procurar um emprego para ver se é tão fácil assim.

A maioria das vagas (para não dizer todas) tem um padrão bem estranho. Por exemplo, uma empresa com uma equipe de segurança ou uma empresa de serviços de segurança exigindo os seguintes pontos de um candidato a uma vaga júnior:


  • Superior completo em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Segurança da Informação ou outras relacionadas;
  • Experiência de pelo menos 3 anos na área;
  • Conhecimento de diversas soluções e tecnologias (nem perderei tempo listando);
  • Conhecimento de diversos softwares (nem perderei tempo listando);
  • Conhecimento de diversos hardwares (nem perderei tempo listando); 
  • Inglês intermediário, desejável avançado;
  • Diversas certificações (raras vagas que exigem uma ou não exigem);
  • Atuar com atendimento inicial a clientes.
Além disso tudo também temos que notar que o salário é pouco mais que o de um estagiário e a jornada de trabalho sem dúvida maior, chegando a níveis absurdos.

Outro absurdo que eu vi a algum tempo foi a divulgação de uma vaga no time de segurança da informação de uma grande empresa, onde além de todos esses requisitos o profissional tinha que ser já pós-graduado. Até ai tudo bem (nem tanto porque também era para júnior), o problema é que a vaga foi publicada em um canal voltado para os alunos de graduação em segurança da informação. Acredito que seja exigir demais de um profissional que ainda não é nem graduado uma pós-graduação...

Os absurdos não param por ai, já recebi propostas de SI para trabalhar atendendo cliente com dificuldades para usar o ERP da empresa ou dificuldade de usar pacote Office, sem falar nas de sempre como assistência técnica disfarçada de TI ou até mesmo de SI.

Para complementar o post, na verdade o que me motivou a escrever esse, foi o texto que o Gustavo publicou lá no Coruja de TI. Aproveite e dê uma olhadinha lá também!

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!