quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Recentemente um grupo hacker chamado "TeamBerserk" declarou no Twitter que roubou cerca de $ 100.000 dólares obtido através de usuários e senhas capturadas de um ISP californiano e usando essas informações para acessar as suas contas bancárias.

Um vídeo prova foi upado, mostrando como eles usaram SQL Injection contra o ISP para acessar o banco de dados que continha email, usuários e senhas em texto plano e usaram essas informações para roubar dinheiro dos clientes.

Vamos ver o que é SQL Injection e quão sério um ataque deste tipo pode ser. SQLi é uma vulnerabilidade encontrada em aplicações web onde o atacante pode injetar códigos SQL no banco e utilizar isso para acessar recursos internos. Usando esta técnica, hackers maliciosos podem determinar a estrutura do banco e comprometer e/ou baixar todos os dados dos servidores.



Eles levaram apenas 15 minutos para hackear o site com uma ferramenta chamada sqlmap, roubaram os dados e tiveram acesso imediato a contas de email, Paypal e internet banking.



É muito difícil lembrar de diversas senhas, por isso o que a maioria faz é usar a mesma em tudo. Sua senha do Facebook é a mesma do Twitter? E a do site do seu banco?

Agora já deve estar mais do que explicado porque esse tipo de falha é extremamente perigosa. No vídeo de prova de conceito, o atacante escolhei randomicamente um usuário e sua respectiva senha e tentou logar em diversos outros sites, entre eles PayPal, Gmail e CitiBank, e o mais impressionante é que ele conseguiu.



Agora que você já está ciente que ataques podem vir de qualquer lugar, não deixe isso acontecer, se você usa internet banking, compra pela internet, ou acessa outros dados sensíveis, o melhor a se fazer, pelo menos para dificultar é usar senhas difíceis e variadas para cada serviço.

Fonte: The Hacker News

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!