quarta-feira, 15 de abril de 2015

E ai pessoal! A algum tempo atrás comentei que ia sair uma série chamada CSI Cyber, que tratava de crimes virtuais. Adivinhe, a série saiu.


CSI Cyber é exatamente o que o nome sugere, um CSI de hackeragens.

A série está no 5º episódio no momento que escrevo este post, e está passando somente nos EUA por em quanto, mas eu já consegui assistir esses 5 primeiros episódios e veja o que eu achei.

A primeira coisa que me impressiona na série é o sucesso de público. A ultima vez que eu vi, ela estava entre as séries mais assistidas do dia que passa e era a mais assistida em seu horário, comparada com outros programas de outros canais. Como todos aqui devem saber, conteúdos sobre segurança e hackers em geral são conhecidos por não serem tão interessantes e acabam não trazendo muito público.

O sucesso dessa série pode se dar pelo fato de estar começando e todo mundo estar curioso para ver o que é, ou por ser mais um CSI, o que é bem famoso lá.

Isso não quer dizer que o conteúdo é ruim, pelo contrário, é muito bom, mas normalmente quando esse é o assunto principal ou é chatíssimo ou é quase magia, tipo Duro de Matar 4 que tem as cenas de hacking mais toscas que já vi.

Sobre o conteúdo em si, vou comentar aqui em 2 tipos, sem spoilers e com spoilers. Se você não se encomoda com isso leia até o final, se não eu aviso quando parar de ler. :)

Os assuntos tratados na série são crimes, desde assassinatos e outras coisas comuns do mundo CSI até casos 100% digitais. Muita coisa do que é mostrado realmente existe e normalmente tende a ser como mostraram, ou algo próximo disso. Os casos e tecnologias apresentados nos episódios são bem possíveis de acontecer, já aconteceram ou estão acontecendo.

Para mim o maior acerto da série é tentar se manter o máximo possível no mundo real, sem aquelas idiotices de "Este algoritmo é inquebrável por X motivos, mas eu sou o único que posso quebrar" ... (digitando qualquer coisa no teclado) ... "Pronto!"

Tem um caso em algum episódio que eles lidam com um caso de criptografia, que num primeiro momento não parece fazer sentido mas no fim das contas eles resolvem de um modo bem interessante.

E por fim, mais uma coisa que me agrada muito é o fato de (pelo menos até agora) não mostrar os personages principais como seres de outro mundo de tão inteligentes, como a série Scorpion está fazendo. Aceito que os caras sejam muito inteligentes mas na minha humilde opinião estão chamando de idiotas os espectadores. Nenhuma pessoa, por mais inteligente que seja, terá todas as respostas do mundo em instantes, sem nem ter que pensar muito.

Finalizando então, recomendo muito a série, espero que não seja cancelada por falta de audiência ou por ficar muito chata.

Fica ai minha recomendação. Logo mais liberarei uma lista com vários filmes, séries e documentários sobre o tema que valem a pena ser vistos ;)

2 comentários:

  1. Não parece que você esteja falando da mesma série que eu vi. Pra mim, CSI Cyber tá + pra série de comédia, tanto quanto Scorpion.
    Fala que você não soltou uma gargalhada do hacker "quebrando" aquela senha de 20 caracteres na base do uni-duni-tê... Sei lá, tem muita piada pronta ali. Eu, pessoalmente, achei uma bosta. Mas mal consegui ver o primeiro episódio, vai ver os outros são menos bobos, né?
    Mas... é só uma outra opinião. (=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei da série, como comentei em algum lugar (acho), se fossemos esperar algo 100% real seria muito chato e seria cancelado logo no primeiro episódio. Algumas coisas tem que se relevar.

      Não lembro de cabeça essa cena da senha, e nem sei se é a mesma que eu estou pensando, mas esta que me lembro eles soltaram uma piadinha assim mas não quebraram "magicamente" como Hollywood gosta de fazer, até resolveram no fim de uma forma bem esperta.

      Mas opinião é opinião, obrigado por compartilhar a sua :D

      Excluir

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!