quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Desde que Edward Snowden revelou o programa de espionagem da agência NSA, grandes empresas de tecnologia precisaram se explicar sobre as denúncias de que estavam sendo permissivas com o acesso aos dados dos clientes. E a Microsoft foi uma das mais criticadas por supostamente permitir o acesso aos seus serviços como o Skype e o OneDrive. 

Pensando numa forma de burlar essa espionagem, um grupo de hackers do fórum 4chan desenvolveu o Tox, um serviço de mensagem instantânea e ligações VoIP com foco em segurança e privacidade.


Para garantir a privacidade dos usuários o Tox adiciona uma camada de criptografia no serviço de mensagem instantânea e fará a conexão direta entre os usuários, similar ao que ocorre com protocolos P2P (de clientes torrent).

Essa conexão P2P elimina a necessidade de hospedar o Tox em servidores, ou seja, não há armazenamento de dados que possam ser acessados posteriormente por programas de espionagem.

No entanto, o Tox ainda está em fase inicial e precisa ser melhorado. Segundo a revista Wired, alguns bugs acabam travando o programa e ferramentas como bate-papo em grupo ainda precisam ser incluídas.

Além disso, ainda não há um cliente Tox oficial, mas por ser um projeto de código aberto já há algumas aplicações disponíveis como o uTox, que pode ser baixado para testes em sistemas Windows por um breve período — porém, os próprios desenvolvedores alertam para a instabilidade do serviço.

Os desenvolvedores responsáveis afirmam que uma empresa de segurança ainda será contratada para testar a criptografia e certificar que o programa é de fato seguro. A equipe responsável pelo Tox planeja também lançar aplicativos para as plataformas Windows, iOS, Linux, OS X e Android em breve.

O Tox é mais um projeto de mensageiro instantâneo que pretende ser utilizado como uma sólida ferramenta de privacidade. Outros projetos como Cryptocat, Invisible.im e BitTorrent Bleep já são utilizados e têm recebido boas críticas dos usuários.

Fonte: Info

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!