terça-feira, 9 de setembro de 2014

Os hackers por trás da botnet Kelihos lançaram uma campanha de emails falsos com alertas de segurança da Apple para explorar o medo dos usuários sobre os riscos de segurança nas contas online da empresa. O ataque de phishing foi identificado por especialistas da Symantec.

A botnet começou a disparar os emails, que se fazem passar por mensagens da Apple informando os usuários que uma compra foi feita com o uso da sua  Apple ID na loja iTunes. O email falso tem o título de "Pending Authorisation Notification" (Notificação de Autorização Pendente) e alegam que a compra foi feita usando um computador ou um dispositivo que não estava previamente associado à Apple ID do usuário.

A mensagem falsa pede ao usuário que clique num link se ele por acaso não fez a compra. O link leva a um site de phishing que está disfarçado de página de log-in da Apple ID e que acaba capturando as credenciais Apple dos mais desavisados ou ingênuos.

Segundo um post da Symantec, os emails estão sendo disparados de um endereço IP (Internet Protocol) que corresponde a uma localização física na cidade de Volgograd, na Rússia. O uso de alertas falsos de segurança como isca para phishing não é uma técnica nova, mas esse ataque em particular apareceu logo após o vazamento das fotos íntimas de celebridades que teriam sido roubadas de suas contas iCloud por hackers que conseguiram quebrar a senha e as perguntas de verificação de 101 celebridades.

A crise gerou uma resposta da Apple que anunciou ampliação das suas medidas de segurança e a implantação de sistemas de alertas para usuários via push ou email no caso de acontecerem mudanças nas suas contas iCloud.

"É possível que o timing da campanha de phishing não seja uma coincidência e que os controladores da botnet estejam tentando aproveitar ao máximo o barulho". diz a Symantec.

Fonte: PC WORLD

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!