quarta-feira, 12 de março de 2014

Uma rede de abrangência mundial de roteadores domésticos seqüestrados foi descoberto por pesquisadores de segurança .

A rede envolve mais de 300 mil roteadores em residências e pequenas empresas que foram tomadas através de brechas no seu software.

Descoberto por pesquisadores da Team Cymru , a rede é pensada para ser um dos maiores envolvendo tais dispositivos.

Ainda não está claro o que as pessoas por trás do ataque pretende fazer com a coleção de roteadores comprometidos.

Em um trabalho de pesquisa que descreve as suas conclusões , a equipe Cymru disse que tinha visto pela primeira vez roteadores de diversos fabricantes diferentes que estão sendo comprometida em janeiro de 2014 .

Estas primeiras vítimas tinha sido na Europa Oriental, mas agora a maioria das máquinas eram no Vietnã com o restante disperso por toda a Europa , bem como um par de outros países , afirmou que a equipe Cymru .

Uma vez que os roteadores foram assumidos, instruções internas foram alteradas para que os servidores já não solicitem ao ISP do seu proprietário para obter a localização de sites que visitam regularmente.

Isto significaria que os atacantes poderiam redirecionar as pessoas para qualquer lugar que eles queriam, injetar seus próprios anúncios em páginas da web das pessoas visitam ou envenenar os resultados de pesquisa que recebem.

Em vez disso, essas consultas foram encaminhadas através de dois endereços IP supervisionados por uma empresa de hospedagem no sul de Londres. Essa empresa ainda tem de responder a um pedido de comentário.

O pesquisador Steve Santorelli da Equipe Cymrudisse que a razão para a criação da rede de roteadores sequestrados ainda estava "misteriosa", já que os atacantes não pareciam ter abusado de seu controle para fins maliciosos.

O ataque tinha algumas semelhanças com um incidente visto na Polônia, que envolveu roteadores domésticos sequestrados sendo redirecionados para sites maliciosos controlados por ladrões hi-tech interessados ​​em pegar as credenciais de login do banco on-line , disse Santorelli .

"É uma evolução definitiva em tecnologia - ir atrás do gateway de internet , não a máquina final ", o Sr. Santorelli disse à BBC em um email. "Nós vemos esses saltos em conceitos a cada poucos anos no cibercrime ".

A Equipe Cymru tinha contactado a aplicação da lei sobre o ataque e ISPs informadas com um monte de clientes comprometidos , disse ele.

Fonte: BBC

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!