segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Depois de muito estudar e testar coisas sobre esse assunto, e aproveitando que está meio em alta, eu resolvi parar um tempo e criar um post sobre bitcoins, um meio justo (nem tanto) e legal de ganhar dinheiro com seu PC.


Bitcoin não é dinheiro, e sim uma moeda virtual, similar as moedinhas de alguns jogos por ai, mas um pouco mais abrangente que isso, explicarei mais para frente. Bitcoins podem ser usados para comprar objetos e serviços em locais que aceitam essa moeda, similar ao PayPal, posso comprar em um site fora do Brasil sem ter cartão de crédito internacional se este site aceite o PayPal.

A real diferença de um Bitcoin e de um dinheiro real é que o Bitcoin é completamente anonimo, não tem números de controle ou coisas do gênero que podem ser usados para investigar ou rastrear possíveis compradores ou vendedores.

O Bitcoin também não tem uma entidade reguladora, é feito pelos usuários, é diferente de tudo que você já viu, imagino que deve estar cheio de dúvidas e pensando que isso é a coisa mais complicada do mundo, mas não é. De todos aqueles meios que existem por ai de "Ganhe dinheiro com a internet" ou "Ganhe dinheiro com seu PC", acredito que este seja o único método realmente eficaz, mas já aviso que não será fácil.

No momento que eu estou escrevendo este post, 1 (um) Bitcoin está valendo aproximandamente US$ 80,00. Sim, 80 obamas! Então vale a pena entrar nessa, você não perde nada, só tem a ganhar, mas a velocidade que você vai ganhar depende muito da capacidade de processamento de seu computador.
Neste ponto você já deve estar querendo saber como ganhar essa grana com seu PC então vamos lá! Existem 2 modos de se ganhar dinheiro com Bitcoins, ou você compra e vende como se fosse um mercado de ações normal, que é o mais simples e arriscado, porque você vai ter que usar seu dinheiro para comprar os Bitcoins em baixa e vender em época de alta, ou o modo não tão simples, sem riscos e quase sem custos, usando sua maquina para minerar os Bitcoins.

A mineração de bitcoins funciona assim: você recebe um hash ou um pedaço de um hash, dependendo se está trabalhando sozinho ou em grupo, e o que você deve fazer é quebra-lo e devolve-lo para quem o enviou. Assim que o trabalho estiver concluído você recebe seu pagamento e automaticamente já recebe outro hash e o processo recomeça. Você não precisa de conhecimentos em criptoanálise para quebrar esses blocos que chegam para você, só é necessário ter o cliente que ele se encarrega do resto.
Agora que vem o problema do negócio, o poder computacional. Todo mundo que já fez um bruteforce na vida sabe que para quebrar uma senha relativamente complexa com um PC convencional normalmente leva mais de 100 anos, e o Bitcoin não é diferente. Para ilustrar a taxa de ganhos confira a imagem abaixo: 


Esse teste eu rodei no meu MacBook Pro 2010 com 4GB de RAM, placa de video de 512MB e processador Core 2 Duo. Não é grande coisa minha máquina mas da para ter uma idéia. Como pode-se ver no campo Approx. mint speed eu vou conseguir em torno de 0,0002 Bitcoin por dia que o minerador fica ligado. Fazendo uns calculos simples com um pouco mais de 1 ano operando em 24/7 eu consigo 1 Bitcoin :).

Se você quiser testar sua máquina baixe o app java deste site.

Acredito que você já deve ter baixado o app, testado sua potência e desanimado como eu desanimei, mas eu avisei no inicio que não seria fácil.

Com algumas pesquisas rápidas na interwebs encontrei discussões sobre a máquina ideal para minerar, que descontando os custos com eletricidade (que não devem ser poucos) da em torno de 1000 dólares em Bitcoins por mês. Mas não se anime se você não tem muita grana para gastar, essas belezinhas tem apenas 6 Placas de Vídeo NVidia Tesla de 6GB. Para ter uma idéia, cada placa dessas custa atualmente em torno de R$ 7.000,00, somando tudo isso e mais um pouco para manter tudo isso funcionando pode preparar 50 mil dilmas para montar essa máquina, que pra quem mora nos EUA até compensa e ela se paga depois de alguns meses de mineração.

E por em quanto era isso sobre Bitcoins. Mas como eu sou um gamer hardcore vou comprar um computador bem potente para meus jogos e nas horas vagas se conseguir pelo menos 1 bitcoin por mês quem sabe me animo a postar mais algumas coisas sobre.

4 comentários:

  1. Eu não entendi :s , Como faço para ganhar esses " BitCoins " ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai deixar seu computador rodando aquele programa e assim que esse programa quebrar um bloco de código você ganha uma fração de bitcoin. Simples assim :)

      Excluir
  2. amigo, como consigo executar esse app no mac??? eu mando baixar ele me baixa um nome bitminter.jnlp, não consegui rodar esse programa, mas se puder me ajudar agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez você tenha baixado o arquivo errado ou nao tenha o java no seu mac. No mac o minerador roda em cima de java.

      Excluir

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!